Notícias

LocalPolícia

Polícia Civil desencadeia operação em Tupanciretã e Delegado Regional detalha ação

14/10/2024 10:10:43

Nesta segunda-feira (14), a Polícia Civil através da Delegacia de Polícia de Tupanciretã realizou a “Operação Principatus”.

A ação visa combater o tráfico de drogas, associação para o tráfico e a coação no curso do processo. A mesma se desencadeia após ameaças de grupo criminoso contra policiais civis da cidade de Tupanciretã, em virtude da forte atuação que vem ocorrendo para desarticular o tráfico de entorpecentes na cidade, e morte de um criminoso em confronto com a polícia, no mês de setembro.

Sandro Meinerz, Delegado Regional, atendeu a redação da Rádio Tupã, destacando esta operação:

"Além da questão de combater o tráfico de drogas depois de uma ação em que a Polícia Civil de Tupanciretã acabou numa intervenção tendo que atingir o indivíduo que reagiu a uma abordagem policial, um indivíduo que praticou uma ação reativa e acabou morto nessa ação, alguns indivíduos envolvidos numa facção criminosa, num grupo criminoso, passaram a tecer comentários, a falar que teria alguma represália para Polícia Civil. Isso é algo inaceitável, inadmissível, então logo esse fato chegou ao meu conhecimento, eu já determinei de pronto a instalação de inquérito policial e nós nos últimos dias, uma semana, fizemos uma investigação técnica, levantamos muitos endereços, verificamos todas as pessoas que tinham conexão com esse indivíduo que principalmente é uma liderança negativa, e que era, vamos dizer assim, o vetor dessas conversas, dessas possíveis ameaças para que nós pudéssemos na manhã de hoje, então, desencadear a operação e responder à altura com essa questão. Mobilizamos o efetivo de mais de 80 pessoas, além da Polícia Civil de Santa Maria e da região, policiais da região de Cruz Alta, a nossa coordenadoria de recursos especiais de Porto Alegre também presente, a Brigada Militar de Santa Maria com canil e nós estamos com nove pessoas detidas na delegacia". (Sandro 1)

Foram cumpridos 23 Mandados de Busca e Apreensão (MBAs) e cinco (01) Prisão Preventivas (PPs). Foram presas 09 pessoas, sendo destas duas por prisão preventiva e o demais por prisão em flagrante. As prisões decorreram pelos crimes de tráfico, onde foram localizados drogas (maconha e crack), nos locais de buscas e também por posse irregular de arma de fogo de uso restrito. Sandro destaca:

"É muito importante que a população se insira nesse processo de Segurança Pública, a constituição no Artigo 144, ela preconiza que é dever do Estado direito e responsabilidade de todos. Todo cidadão tem uma parcela de responsabilidade na segurança pública, na sua segurança individual, mas também na segurança da sua comunidade. Na medida em que nós nos aproximamos, mais interagirmos com a comunidade, a comunidade tem muita informação. Não acontece nada na cidade que a comunidade não saiba, não acontece nada na cidade que alguém da comunidade não veja. Essas informações são ricas, são caras, são importantes porque elas abreviam etapas, elas agilizam ações, elas tornam a nossa situação mais eficiente, mais eficaz e mais, nós podemos sempre preservar o anonimato daquele colaborador, daquele denunciante, isso é fundamental". (Sandro 2)

Participaram da operação 60 agentes das Regionais de Santa Maria e Cruz Alta, 04 delegados, 08 policias da CORE e o canil da Brigada Militar. A coordenação da ação é da 3ª Delegacia de Polícia Regional de Santa Maria, sob comando do Delegado e Polícia Regional Sandro Luís Meinerz.


  • PC 1
  • PC 2
  • PC 3
  • PC 4



Buscar
Categorias
Arquivos