Em entrevista ao Variedades a diretora do IEE MÃE DE DEUS, Professora Carmem Genro falou sobre o início do ano letivo na instituição.
O Mãe de Deus está com início de ano letivo escalonado, foi começado as aulas com as turmas do 1° ao 5° ano, posteriormente do 6° ao 9° ano e agora o ensino médio normal e o técnico. Áudio 3 – 18 de março (Carmem 1)
A escola está com dificuldade na questão de matrículas no primeiro ensino médio, pois os alunos candidatos ao ensino médio fizeram uma pré-matrícula, destes alunos que se inscreveram muitos não foram na escola efetivar a matrícula e o prazo acaba agora dia 22 de março. Áudio 45 – 18 de março (Carmem 2)
A escola é uma das 10 escolas piloto da 9° região que está começando com o novo ensino médio. Este novo modelo de ensino médio traz itinerários formativos.
O Novo Ensino Médio é um projeto amplo de reestruturação desse segmento, que tem como objetivo principal estabelecer um ensino com mais qualidade, que considere os interesses dos jovens diante das exigências do mundo contemporâneo e do dinamismo das novas tecnologias.
Cabe às instituições de ensino implementarem as diretrizes da Reforma e da BNCC para o Novo Ensino Médio, de acordo com o prazo estabelecido, para que as mudanças comecem a se concretizar até o início do ano letivo de 2022.
Sendo assim, as escolas precisam se preparar e se adaptar às mudanças, para se adequarem às novas diretrizes com um planejamento eficiente para colocar em prática na sala de aula.
As principais mudanças para alcançar os objetivos propostos são nova estrutura curricular e aumento progressivo da carga horária, com base em dois critérios principais de caráter obrigatório, que juntos somem 3.000 horas:
Formação geral básica
Propõe um conjunto de competências e habilidades essenciais para a aprendizagem dos alunos durante todo o Ensino Médio, que devem ser desenvolvidas a partir das seguintes áreas do conhecimento:
Pode ser organizada de diversas maneiras, desde que inclua Matemática e Língua Portuguesa em todos os anos do Ensino Médio e some até 1.800 horas.
Itinerários formativos
Permite diversificar o currículo, oferecendo para os estudantes opções que melhor atendam seus interesses pessoais, a partir de diferentes conjuntos de unidade curriculares que configuram as áreas específicas do conhecimento ou da formação profissional.
É possível integrar os itinerários que envolvam mais de uma área do conhecimento ou da formação profissional, permitindo que os estudantes realizem mais de um itinerário, de forma simultânea ou subsequente, com o mínimo de 1.200 horas.
Entretanto, esses itinerários ainda não foram definidos. Seus currículos estão em processo de escrita e serão compostos de acordo com as diretrizes da BNCC e das diretrizes de trabalho dos itinerários formativos. A expectativa da Secretaria de Educação Básica do MEC é de que esses currículos sejam aprovados durante o ano de 2020.
Componentes curriculares
O Novo Ensino Médio tem a proposta de abordar o saber de maneira mais ampla e integrada, organizado por áreas de conhecimento, respeitando a obrigatoriedade da Língua Portuguesa e Matemática em todos os anos, sendo que a Língua Inglesa deve ser inclusa durante a etapa.
Os demais componentes tradicionais do Ensino Médio serão abordados nas competências específicas e habilidades da BNCC, e poderão ser trabalhados de forma convencional ou em outros formatos de organização.
Devido a situação de pandemia no município a escola está recebendo os documentos das matriculas através do email: maededeus9creeducacao.rs.gov.br.
Para os alunos já matriculados está sendo organizado grupos de whatsapp e em um segundo momento será usado as plataformas Classroom e o Google Meet.
Muitos professores já estão encaminhando atividades para os alunos devido a este começo de aula diferente.
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