Notícias

LocalPolítica

Prefeito de Tupanciretã fala sobre colapso financeiro com redução do ICMS

25/06/2024 10:06:21

Na manhã de terça-feira, o Prefeito de Tupanciretã, Gustavo Herter Terra, concedeu entrevista à Rádio Tupã, apresentando mudanças drásticas referente a notícia de redução em 40,9% do repasse do ICMS aos municípios gaúchos. A FAMURS realizará uma ação diante disso, conforme destaca Gustavo:

"A gente recebe vídeos e áudios, e tem muito medo de fake news, mas a gente já recebeu os vídeos aí do presidente menosprezando, debochando dessa situação e isso é muito preocupante. A gente não sabe até que ponto tem veracidade nisso. Existe uma revolta entre os prefeitos em relação à situação atual, isso é muito preocupante, e para isso, nós vamos fazer um movimento, uma incursão dos prefeitos do estado no início do mês que vem em Brasília para que nós possamos retornar de lá com algo concreto, porque conversa fiada é o que se vê o tempo todo aí que vão auxiliar isso, auxiliar aquilo, até agora o que aconteceu na prática foi liberar um dinheiro que já é das pessoas". (Gustavo 1)

Em meio às preocupações, Gustavo realiza um pedido de ajuda a comunidade sobre boatos da gestão financeira do município, quando pessoas buscam espalhar informações falsas sobre os cofres:

"Tentando denegrir a imagem da administração, dizendo que a administração tá devendo. Um falou que tá devendo R$ 16.000.000,00 outro que tá devendo 18 milhões. É mentira, a Prefeitura Municipal de Tupanciretã não deve R$ 1. A Prefeitura Municipal não tem nenhum tipo de dívida, de insuficiência, e quem quiser pode vir à prefeitura, aqui, que eu mostro os números tranquilamente. Então isso é mentira, essas pessoas estão falando e estão postando em grupo, e eu quero pedir para comunidade de bem, para aquelas pessoas sensatas, as pessoas coerentes que tem, e tem muita gente, a grande maioria de pessoas até graças a Deus é formada por pessoas de bem, eu quero pedir para essas pessoas que sempre fiquem atentos a esses que falam mal da administração, que printem essas conversas, ou que gravem essas conversas e me enviem para eu poder acionar judicialmente". (Gustavo 2)

Serviços essenciais estarão assegurados pela Prefeitura, mesmo com a redução financeira, porém haverá corte de gastos em outros setores conforme cita Gustavo:

"Eu vou concluir as obras em andamento, mas nós não iniciaremos novas obras. Hoje pela manhã, infelizmente eu já tive que cancelar duas licitações que para mim eram muito importantes, uma licitação era do nosso Residencial lá do Ana Terra, aquelas nove casas geminadas eu tive que suspender a licitação, porque aquele recurso faz parte das nossas reservas, e a partir de agora todas as nossas reservas ficarão reservadas para as questões essenciais, é inevitável, então eu suspendi obras que eu queria dar andamento urgentemente, outra foi a pista de skate, a nossa tão sonhada pista de skate, fizemos o projeto, tramitamos tudo, estava em licitação. Hoje eu tive que suspender a nossa pista de skate eu tinha um projeto, enfim, monumento, rua coberta, pavimentação, ampliação de postos de saúde, reforma em escolas, obras do interior do município, pontilhões, olha, eu tenho mais de 100 projetos prontos aqui na prefeitura, vários deles para esse segundo semestre e outros ficariam aí para o próximo Prefeito que entrar, ganhará os projetos, e infelizmente tivemos que suspender todos". (Gustavo 3)

Haverá também cortes na realização de eventos, incluindo alteração no fim de ano, quando em dezembro é celebrado o aniversário do município. Sobre a redução na folha salarial da gestão, demitir funcionários, o Líder do Executivo afirma ter entendimento das pessoas atuantes nos setores da Prefeitura dependerem da renda conquistada, e não haverá demissões.


  • Prefeito Gustavo Terra
  • ICMS



Buscar
Categorias
Arquivos