Hoje, sexta-feira, dia 11 de julho, Cruz Alta se tornou palco principal do grande Agrotratoraço, mobilização organizada pelo movimento Securitização Já, com apoio do Sindicato Rural de Cruz Alta e da Farsul.
Além de boa parte da Bancada Gaúcha integrar o movimento, com deputados e senador, Líderes Municipais marcaram presença como o Prefeito de Júlio de Castilhos, Bernardo Quatrin Dalla Corte e o Prefeito de Tupanciretã, Gustavo Herter Terra, o qual se manifestou para a reportagem da Rádio Tupã direto do movimento:
"O objetivo é bem claro, é fortalecer cada vez mais este movimento e amadurecer cada vez mais esse movimento que visa a securitização para tornar pagável o endividamento que o setor primário acumulou nos últimos anos em função das inúmeras intempéries que tivemos aqui na nossa região, em várias regiões do Estado do Rio Grande do Sul, então é muito importante esse tipo de movimento. Na semana que vem, existe a grande possibilidade já de uma votação na terça-feira e que se der certo e se o presidente da Câmara colocarem em votação, a gente sabe que ele sofre pressão do Governo Federal e o Governo Federal não tem intenção de resolver esse problema, já demonstrou isso, o próprio Ministro Haddad e outros, eu diria outros personagens do Governo Federal, já demonstraram publicamente que são contra a nossa securitização haja vista que não estava presente nenhum parlamentar alinhado com o governo, nenhum parlamentar de esquerda estava junto com os produtores rurais, é uma pena porque esse movimento não é um movimento ideológico. Esse movimento é de sobrevivência e de viabilização de um setor, e esse setor que é o setor primário é o que produz alimento, que garante a segurança nacional, a segurança alimentar, e a soberania nacional que é o superávit da balança comercial. A gente sabe que um terço do emprego do país vem do Agro, 1/3 do PIB vem do Agro, e mais de 50% da balança comercial vem do agro". (Gustavo 1)
Sobre a ação, sua concentração inicial aconteceu no Parque de Exposições de Cruz Alta às 8 horas da manhã, com saída do parque em direção ao centro da cidade com paralisação do trânsito, aonde os produtores foram escoltados pela Brigada Militar e PRF. O percurso do Tratoraço incluiu pontos estratégicos, onde foi promovido um debate público sobre a securitização. A concentração no centro de Cruz Alta aconteceu na General Câmara e também na Maris e Barros, com as máquinas agrícolas.
Entidades como a FETAG, Farsul, deputados estaduais e federais, senadores e demais autoridades do setor agropecuário marcaram presença, se manifestando para os presentes. Como forma de apoio, os organizadores tiveram o comércio local fechado entre 11h00 e 12h de alguns setores, demonstrando solidariedade ao setor agrícola e sua luta por melhores condições de financiamento e crédito rural.
Fonte: Rádio Cruz Alta e Foto de acervo pessoal Prefeito Gustavo Herter Terra
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..