O Prefeito de Tupanciretã, Gustavo H. Terra, concedeu entrevista à Rádio Tupã. Recentemente eleito presidente da AMCentro, ele comenta sobre algumas prioridades em seu mandato:
"Nós temos umas pautas aí, pautas municipalistas que nós chamamos, muito fortes assim, muito pesadas, por exemplo, a reforma tributária que tá tramitando no Governo Federal que, não no Governo Federal, mas na Esfera Federal, Senado Congresso, enfim, que é um absurdo. É uma Reforma Tributária que chega a ser um deboche como se diz para os municípios. Elas estão acabando com os impostos que ficariam aqui, reunindo esses impostos a nível Federal, e depois no segundo momento devolverão esses impostos que já são nossos, só que eles estão criando um índice para devolver, que esse índice vai beneficiar o nordeste. É tudo montado, é uma armadilha que está sendo montada, vai beneficiar socialmente os municípios mais deficientes lá do nordeste, do norte". (Gustavo 1)
Logo após Gustavo comenta sobre os eventos esportivos, sendo necessário adiar o Citadino de Handebol e Basquete devido à baixa adesão de equipes. A respeito da Maratona, a edição está próxima dos 100 atletas inscritos, e com sua alteração de distâncias para rústica, houve maior adesão dos atletas locais. Na segunda-feira haverá uma entrega de títulos a cidadãos tupanciretanenses, os quais vieram de outros municípios e ao decorrer das décadas, alteraram o propósito do município para melhor.
Durante a entrevista, o Governo do Estado divulgou os novos números do Produto Interno Bruto (PIB), calculado pelo IBGE. Tupanciretã aprece entre os municípios com maior Valor Adicionado Bruto (VAB) da agropecuária e sua
participação percentual no VAB da agropecuária do Rio Grande do Sul, estando na segunda colocação:
"Nós éramos até o ano passado, éramos o maior valor adicionado, maior PIB Agropecuário do Estado, chegou a ser 1.58, depois com as duas secas baixou para 1.56, e agora infelizmente Alegrete nos passou. Importante dizer que Alegrete tem uma superfície, uma área de seu município, sendo o maior município do Estado do Rio Grande do Sul. Nós estamos lá atrás, quando nós tínhamos Jóia, Jari e outros territórios, nós ainda estávamos entre os cinco maiores, hoje nós estamos lá atrás, mas cada palmo de Tupã é produtivo, diferente de Alegrete que a gente sabe que tem todos os tipos de solo, tem solos totalmente improdutivos, quase desérticos lá, mas nós se Deus quiser vamos recuperar esse título de maior PIB Agropecuário do Estado e eu espero que agora na safra de 2024 a gente já tenha uma reversão desse quadro lamentável de ou estiagem, ou chuvarada, granizo, um decreto de emergência em cima do outro, tentando amparar, respaldar o nosso produtor rural para suas renegociações. Eu espero que venha aí um céu de brigadeiro, que nós sejamos abençoados, protegidos e tudo volte a normalidade. É importante isso aí né". (Gustavo 2)
Na entrevista completa, disponível nas plataformas digitais, Gustavo também comenta sobre os demais eventos do aniversário do município.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..