Notícias

Economia LocalPolítica

Prefeito Gustavo Terra alerta para impacto da crise financeira e anuncia mudanças no funcionamento da Prefeitura de Tupanciretã

22/01/2026 04:01:23

Nesta semana, o prefeito de Tupanciretã, Gustavo Herter Terra, concedeu entrevista à Rádio Tupã, onde destacou ações recentes do gabinete municipal, anunciou mudanças no funcionamento da Prefeitura e comentou sobre os impactos da reforma tributária no orçamento do município, além de tratar do futuro da ExpoTupã.

Durante a entrevista, o chefe do Executivo demonstrou preocupação com o cenário econômico e antecipou medidas de contenção de despesas. Segundo ele, a crise deverá atingir o município já nos próximos meses.

A crise vai chegar forte a Tupanciretã já a partir dos próximos meses. No dia 1º de março, já estou decretando que a Prefeitura voltará a funcionar em dois turnos em todas as secretarias. Isso já acontece em algumas secretarias, mas, a partir de agora, será adotado em todas.

A partir de março, também adotaremos outras medidas para reduzir as despesas e equilibrar o orçamento, pois teremos, a partir do início do ano que vem, uma redução de aproximadamente R$ 20 milhões no orçamento, em razão da reforma tributária do governo federal.” (Gustavo 1)

Conforme o prefeito, Tupanciretã será significativamente prejudicada pela nova regra de retorno de recursos, que deixará de considerar a produção e passará a ser baseada no consumo, impactando diretamente a arrecadação municipal.

ExpoTupã em debate

Outro tema abordado na entrevista foi a realização de uma nova edição da ExpoTupã. Gustavo Terra relatou que se reuniu com a presidente do Sindicato Rural de Tupanciretã, Jari e Quevedos, Julieta Dal Castel Lopes, para discutir o assunto, destacando que a decisão final cabe à entidade.

Essa é uma decisão do Sindicato Rural. No ano passado, quem protagonizou a organização foi a Prefeitura, que coordenou o evento. Embora a feira tenha sido do Sindicato Rural, inclusive no CNPJ, foi a Prefeitura que executou.

Neste ano, precisamos, em primeiro lugar, decidir se haverá ou não a ExpoTupã. A partir disso, definir o formato. Eu acredito que deva ser criada uma associação específica, com um CNPJ próprio da ExpoTupã, além de uma comissão organizadora.

Essa comissão precisa ser multissetorial, abrangendo a Associação Comercial, cooperativas, outros segmentos do agronegócio e também o comércio. Ou seja, uma comissão bastante ampla, se esse for o entendimento do Sindicato Rural e dos demais setores envolvidos.

A partir daí, podemos começar a trabalhar na ExpoTupã e pensar em mudanças de formato. Um dos pontos que, na minha opinião, deve ser revisto são os shows, até porque, independentemente da atração que se traga, sempre haverá críticas, inclusive nas redes sociais.” (Gustavo 2)

O prefeito também não descartou a possibilidade de a feira migrar, no futuro, para um formato integralmente voltado a negócios, ressaltando que todas as alternativas ainda serão analisadas com cautela, ponto a ponto.

A entrevista completa com o prefeito Gustavo Terra está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • Prefeito Gustavo H. Terra



Buscar
Categorias
Arquivos