Em entrevista ao Variedades o Prefeito Gustavo Terra falou sobre questões relacionadas a sua gestão.
O Prefeito comentou que entre os pontos que lhe causam preocupação é a precisão de recursos de fora e o pouco prazo para solicitar estes recursos. O prazo é até final do mês de janeiro, início de fevereiro. Muitos Deputados já estão com compromisso firmado com prefeitos reeleitos. Gustavo comentou também que a municipalidade está trabalhando para conseguir recursos e vê este como uma dos principais pontos de preocupação para este seu primeiro ano de mandato. (Gustavo 1)
Em relação a saúde Gustavo falou que a grande prioridade para a vacinação da covid-19 serão os profissionais da saúde que estão na linha de frente com contato direto com os doentes, idosos acimas de 70 anos, acamados acima de 60 anos e indígenas e quilombolas, segundo orientações do Governo do Estado.
Tupanciretã não terá a primeira vacina aplicada de forma simbólica como outras cidades. A vacinação vai ser feita a partir da primeira pessoa voluntária a receber.
Gustavo falou que atribui ao seu chefe de gabinete, Marcelo Malheiros, a meta e missão de se encarregar de todas as regularizações fundiárias de nosso município, urbanas e rurais. (Gustavo 3)
Sobre o Hospital de Caridade Brasilina Terra, Gustavo comentou que seu primeiro decreto assinado foi para continuar a intervenção do hospital, atualmente o município repassa cerca de 225 mil reais para o hospital por mês, verbas destinadas a saúde que poderiam estar sendo utilizadas em outras rubricas da saúde. (Gustavo 4)
Entre as soluções pensadas para o hospital, Gustavo deu a ideia de criar um plano hospitalar para que a comunidade tenha um forma de colaborar oficialmente com o hospital. A ideia inicial é de criar carnês para que os interessados adquiram e ajudem com aquele valor mensal. (Gustavo 5)
A partir deste plano hospitalar o prefeito vai conseguir pôr em prática a meta de colocar o hospital em funcionamento com atendimento médico 24 horas, principalmente para as pessoas que moram no interior e que tem dificuldades de serem atendidas nos postos de saúdes devido ao horário que chegam na cidade ou por outros motivos. (Gustavo 6)
O atendimento nos postos de saúde está cancelado o atendimento limitado por fichas, após reuniões com os médicos, os atendimentos serão por demanda, se o médico atender das 8 horas da manhã até o meio dia, neste meio tempo ele vai atender os pacientes que precisarem. O limite de pacientes vai ser controlado por tempo, segundo Gustavo os médicos são contratos por tempo de serviço e não por fichas. (Gustavo 7)
O prefeito pede que a comunidade entre em contato com as secretárias ou diretamente com o gabinete, para passar os problemas enfrentados. Ele pretende buscar soluções em até 24 horas para os problemas apresentados e demandados pela comunidade.
O Caps está passando por reestruturação de pessoal e em um segundo momento será reestruturado o local. Gustavo citou como curiosidade que mais de 4 mil tupanciretanenses recorrem eventualmente ou rotineiramente ao Caps, cerca de 1/6 da população do município precisa de atendimento psicossocial. (Gustavo 8)
Na manhã desta terça (19) foi assinado novos decretos da saúde, baseados nas orientações do Conselho de Operações Emergências juntamente com a Brigada Militar. Sob protocolos de bandeira vermelha ficam suspenso eventos comemorativos no município. (Gustavo 9)
Ainda sobre o decreto o comércio se manterá preservado em Cogestão, mesmo em bandeira vermelha, para a preservação da economia local.
Segundo o prefeito ele recebeu denúncias referentes a agentes de saúde que não estão metas, principalmente não indo aos locais predefinidos. Ele também comentou que os agentes de saúde assim que normalizar o serviço serão rigorosamente monitorados pelo Secretário de Saúde e aqueles que não cumprirem as metas serão substituídos. (Gustavo 10)
Sobre o retorno as aulas o prefeito comentou que após reunião com a coordenadoria para tratar o retorno das aulas e sobre o transporte dos alunos. O Estado está com o calendário de volta as aulas dividido em 3 datas de acordo com as turmas, Tupanciretã deve acompanhar este calendário com modelo hibrido de aula. (Gustavo 11)
O prefeito comentou que está planejado para este ano de 2021 a inauguração e início de funcionamento de uma escola militar em Tupanciretã.
Sobre a Secretaria de Obras, o prefeito falou que o município possuí vários funcionário calceteiros em desvio de função. As obras de calçamento estão sendo realizadas por estes funcionários sem a precisão de contratar empresas terceirizadas.
Foi autorizada uma licitação de tubos para resolver os problemas de drenagem em algumas ruas no munícipio, entre os problemas de drenagem entram os problemas de saneamento básico. Umas das metas do prefeito é calçar todas as ruas da cidade onde o orçamento é de 12 milhões que ele pretende dividir entre os 4 anos de mandado.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..