Notícias

LocalPolítica

Presidente da OAB de Tupanciretã, Dr. Mario Cezar Portinho Vianna concedeu entrevista à Rádio Tupã

25/04/2022 09:04:25

Na manhã desta segunda-feira (25) o presidente da OAB de Tupanciretã, Dr. Mario Cezar Portinho Vianna, concedeu entrevista à Rádio Tupã.

O presidente da OAB Tupanciretã conversou recentemente, com Bruno Massing, Juíz Corregedor da 6ª Região, e tratou dos resultados desta conversa:

"A gente precisa deixar claro para comunidade, que os advogados não são responsáveis pela morosidade dos processos. O próprio Presidente da Comarca sempre repete uma frase que quem cumpre prazos, não é responsável pela morosidade. Advogado, Promotor ou Defensor Público, nós vivemos cumprindo o prazo. Quando somos intimados, temos que cumprir. Os processos param normalmente porque eles precisam de que o juiz dê uma movimentação, e aí está o nosso problema. Aí reside o problema da morosidade na Comarca. Desde março de 2021, há 14 meses praticamente, Tupanciretã está sem um juiz titular por que a doutora Sueli foi transferida, nós ficamos com juízes substitutos vindo uma vez por semana, e isso é humanamente impossível para que os processos tenham o andamento regular". (Mário 1)

Com esta situação, processos criminais aguardam decisão, e a nomeação de um novo juiz deve ocorrer quando for finalizado um concurso que está ocorrendo, comentou Dr. Mario Cezar Portinho Vianna. Os alunos ainda terão alguns meses de preparação em uma escola, e no segundo semestre Tupanciretã deverá ter um novo juiz.

"Nós estamos girando em torno de Tupanciretã cerca de 10 mil processos no Fórum. Então lá na planilha da corregedoria ela é considerado uma inicial grande com isso, ela tem um olhar diferente na hora que o juiz for nomeado na comarca até porque serão muito poucos os que estão sendo aprovados nesse concurso em relação à demanda existente ao número de vagas de Juiz. No Estado inteiro, hoje nós temos segundo informações da justiça, mais ou menos 230 vagas de juiz. Isso é bastante, e a previsão de que está passando, que vai agora concluir o concurso, é 10% dessa demanda. Então é muito pouco". (Mário 2)

A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • Dr. Mário



Buscar
Categorias
Arquivos