Notícias

Economia LocalPolítica

Presidente do Sindicato dos Servidores fala sobre eleições e insalubridade

05/12/2025 09:12:24

Na manhã desta sexta-feira, dia 05, a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Tupanciretã, Hanclaire Cardoso, concedeu entrevista à Rádio Tupã para comentar o resultado das eleições da entidade, insalubridade, a reposição salarial dos servidores e outras pautas relevantes à categoria.

Hanclaire iniciou a entrevista destacando a continuidade do trabalho à frente da instituição:

“Então, estamos aí para mais quatro anos de trabalho à frente do município, dando respaldo aos anseios dos colegas. E também não é que a gente seja contra a administração pública, muito pelo contrário, porque é de lá que sai o nosso ganha-pão, né? Como é que tu vai querer que aconteça algo que, amanhã ou depois, possa inviabilizar o teu salário?

Estamos lá para ajudar, somar e colaborar, como sempre fizemos — apontando, levando ao conhecimento da Câmara de Vereadores, que nos recebe, e conversando com os vereadores para que eles tenham ciência de que tudo o que aprovarem hoje vai repercutir amanhã.” (Hanclaire 1)

A presidente também detalhou conversas recentes com vereadores sobre o tema da insalubridade. Segundo ela, há divergências entre o que está previsto na legislação e o que tem sido exigido no dia a dia.

“Fui para a Câmara de Vereadores e conversei com os vereadores. Cheguei lá e eles disseram que não iam perder, só que tem que ter na lei a limpeza. Mas a gente já faz a limpeza. “Que tipo de limpeza?” — perguntei. “Ah, tem que limpar o banheiro que as crianças ocupam.” Beleza, a gente faz, a gente já fazia antes e segue fazendo, não tem problema nenhum.

Só que também há distorções em algumas EMEIs, que querem que, além de limpar esse banheiro, além de limpar tudo o que já limpamos, a gente também tenha que trocar as crianças, trocar as roupas de cama, colocar para lavar, substituir quando a colega está doente e não pode vir… que a gente faça a limpeza das escolas — que é o caso da servente — que limpe vidro, que faça isso e aquilo.

Se eu tenho uma carga horária e já estão lá as minhas atribuições, quem é que vai cuidar das crianças enquanto eu fico limpando vidro ou limpando chão? “Ah, faz depois que as crianças saírem.” Tá, mas aí eu vou passar do meu horário de trabalho. Eu vou ganhar hora extra?” (Hancleire 2)

Durante a entrevista, Hanclaire também apresentou informações sobre a reposição salarial dos servidores municipais e reforçou que o sindicato segue atento às demandas da categoria, mantendo diálogo com o poder público e defendendo o cumprimento dos direitos trabalhistas.

A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • Hancleire Entrevista



Buscar
Categorias
Arquivos