Joelma Laeria da Silva Silveira, assessora; Nilton Edecir Bilo, assessor; e Michel Vilela da Florença, assessor, concederam entrevista à Rádio Tupã para detalhar o trabalho desenvolvido pela Procuradoria da Mulher e pela Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com TEA, ambas ligadas à atuação da deputada estadual Eliana Bayer em 2026.
Durante a entrevista, Michel Vilela da Florença destacou a atuação da parlamentar na criação de frentes voltadas para ações práticas e objetivas.
Michel comenta:
“As frentes que ela instalou são frentes objetivas, com ações específicas e resultados concretos, todas voltadas ao bem-estar dos gaúchos. Porém, o que trazemos hoje aqui é a frente criada logo no início do mandato, voltada à defesa das pessoas com TEA.
A deputada tem um olhar muito sensível e acolhedor para todas as pessoas, mas, em especial, para as crianças e os pais atípicos. Temos visitado diversos municípios do estado e identificado cada vez mais instituições engajadas não apenas no tratamento de crianças e adultos com TEA, mas também no cuidado com os pais atípicos.
Isso é muito importante, porque o cuidado vai muito além da síndrome ou do diagnóstico em si. Ele envolve todo o emocional da família, dos responsáveis e das pessoas próximas. A deputada percebeu justamente isso: muitas vezes, não cuidamos de quem também precisa de cuidado.
Por isso, precisamos ampliar o nosso entendimento sobre esse tema, exercitar a empatia e compreender que também é necessário cuidar de quem está cuidando.” (Michel 1)
Joelma Laeria da Silva Silveira também reforçou o trabalho desenvolvido junto aos municípios da região e a atuação voltada às demandas sociais e da saúde.
Joelma destaca:
“Buscamos alinhar várias demandas junto aos municípios, entendendo as necessidades de cada localidade. Isso é muito importante, principalmente porque recebemos muitas solicitações na área da saúde.
Hoje mesmo estávamos comentando que vamos embora, mas levamos conosco diversas demandas para encaminhar. E, com certeza, tudo aquilo que estiver ao nosso alcance nós vamos ajudar. Como meu colega falou, quando não conseguimos resolver diretamente, podemos agilizar os encaminhamentos, passar para a parte jurídica e buscar alternativas para atender essas necessidades.
Estamos sempre lutando pela família, pela proteção e valorização da mulher. É nesse contexto que entra o trabalho da procuradoria, mencionado pelo meu colega, que é extremamente importante. Estamos realizando um trabalho em todo o estado voltado ao atendimento das mulheres, fortalecendo essa rede de apoio e acolhimento.
Acreditamos na importância de uma saúde acessível e humanizada, especialmente dentro da área social, que é justamente o campo em que atuamos com mais dedicação.” (Joelma 1)
A entrevista completa sobre a atuação parlamentar da deputada Eliana Bayer, incluindo detalhes sobre a Procuradoria da Mulher e a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com TEA, está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.