A securitização é a alternativa que o agronegócio precisa para viabilizar o pagamento de dívidas contraídas por produtores brasileiros que perderam safras por problemas climáticos.
Foi retomado no último domingo, em Júlio de Castilhos, o apoio, de comerciantes, empreendedores, sindicato rural, prefeito, vereadores e trabalhadores do setor em ato de mobilização dos produtores rurais realizado nas margens da BR-158, na cidade da região central do Rio Grande do Sul. Conforme participantes do movimento de produtores da região, a principal demanda é pela securitização, que permitiria facilitar acesso ao crédito e alívio financeiro aos agricultores.
O ato, pacífico e organizado pelos produtores da região, cobra do governo federal a securitização das dívidas agrícolas, uma medida vista pelos manifestantes como urgente e necessária para garantir a sobrevivência do campo e a continuidade da produção de alimentos no país. Em Tupanciretã, o Produtor Michel Rodrigues convoca a população para reforçar este importante movimento:
"Todos aqueles que de uma maneira ou outra estão ligados ao nosso setor, o setor agrícola pecuário aí como a maioria deve já saber assim ou tem ouvido alguma notícia sobre as mobilizações no Estado, eu quero convidar todos os produtores e toda população em geral para se fazer presente nesses próximos dias, durante essa semana principalmente que vai se intensificar as mobilizações em alguns pontos do nosso Estado, e no caso nós aqui o mais próximo seria Júlio de Castilhos, nós já fizemos uma frente aí, já levamos alguns equipamentos para dar apoio lá na mobilização, mas o mais importante nessas mobilizações é o apoio das pessoas, ou seja, o material humano. Se fazer presente, então eu tô estendendo um convite a todos os produtores aí, que você se faça presente em algum desses dias, ou se puderem, todos os dias lá em Júlio de Castilhos, na beira da BR-158, ali perto do posto Neves, nós vamos estar concentrados ali com algumas máquinas, alguns implementos ali para fazer o movimento, mas a gente precisa das pessoas lá para nos dar apoio também". (Michel 1)
Michel destaca a importância, pois os produtores querem colocar suas contas em dia, seguir produzindo, e com isso, precisam de algumas resoluções, como na política, a aprovação da PL320/2025, do Senador Heinze, para encaminhar a Securatização da Categoria. O movimento reforça o convite para o dia 20/05 (terça-feira).
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.