Eleno Alexandro Silva da Costa, 1°Tenente comandante do pelotão da BM de Tupanciretã, Gustavo Herter Terra, Prefeito de Tupanciretã, Julieta Dal Castel Lopes, Presidente do Sindicato Rural de Tupanciretã, Jari e Quevedos e Gilberto Welzel, Técnico em agropecuária do escritório municipal da Emater, concederam entrevista à Rádio Tupã, para apresentarem o programa Novo Rumo, o qual irá melhorar a proteção à comunidade interiorana tupanciretanense:
"Devido a várias ocorrências que tinha no interior daquele Comando Regional, numa edição do Rally de Erechim, ele fez contato com o parceiro e especialista no assunto, na conversa com esse parceiro, o senhor André, ele gostaria da possibilidade de viabilizar essa tecnologia que era usada pelo pessoal nas provas do Rally, e a partir daí, nasceu o programa Novo Rumo. Até então não era oficializado para Brigada Militar, mas a partir daí ele foi implementado nas cidades que fazia parte do 13º BPM e a partir daí a Brigada formalizou como um programa". (Eleno 1)
Julieta exalta a importância do programa, aprovado de maneira unanime pelos produtores rurais:
"Todos acharam que o programa é muito bem-vindo, porque tu sabe, quem que abastece a prateleira, quem que faz a roda girar, começa lá na propriedade. Hoje mesmo com esses problemas de chuva, quem sofre é o produtor. Quem sofre falta de chuva é o produtor, e quando falta a segurança também, então esse programa vem atender uma antiga demanda que nós tínhamos. Sempre o sindicato buscou apoio a Brigada, ou buscava uma forma de atender o lado mais fraco que tá lá isolado, um dia cai a internet, não tem nem como chamar a Brigada". (Julieta 1)
O Prefeito Gustavo Herter Terra, notifica a necessidade deste projeto, avaliando um novo modelo de crime, quando as quadrilhas andam utilizando de drones para mapear e vistoriar as propriedades rurais. Gustavo enaltece a importância do produtor realizar o Boletim de Ocorrência para ajudar a Brigada Militar, e fala sobre a produção de placas, por parte do Executivo Municipal, facilitando o conhecimento dos trajetos no interior no auxílio das vistorias da polícia:
"E a elaboração de placas e em todos os municípios, quem faz é cada produtor rural fazer a sua placa. Isso aí despadroniza, alguns usam um fornecedor, outros os outros fornecedores, por mais que tenha um modelo, às vezes o tamanho muda um pouco, material muda um pouco, alguns querem ainda economizar, fazem com o material de qualidade um pouco inferior, acaba desbotando, isso fica no tempo, enfim, daí muitos produtores acabam nem fazendo por causa que não querem enfrentar o custo da placa, tem que botar a mão no bolso, já dificulta um pouco, enfim, então nós resolvemos aí assumir enquanto município, que Nós faremos todas as placas dos Produtores Rurais". (Gustavo 1)
O Programa Novo Rumo é uma estratégia de polícia ostensiva que busca a prevenção e o combate de delitos, bem como a manutenção da segurança pública especialmente na área rural através da aproximação e perfeita integração da Brigada Militar com a comunidade local e regional. A melhoria da segurança pública no meio Rural é um dos fatores que podem contribuir na minimização do êxodo rural, estimulando a permanência do produtor rural com menor probabilidade de ser vítima de algum tipo de delito e assim potencializar o agronegócio. A entrevista completa, sobre o assunto, está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..