Fernanda Souza Cambruzzi, Educadora Social da Unidade Projeto Pescar Consórcio Tupanciretã, Juliana Balzan, Articuladora do projeto e Rafaela Quevedos Silveira, aluna do projeto, concederam entrevista à Rádio Tupã, para falarem sobre a abertura das inscrições para a nova turma de 2024 do Projeto Pescar:
"E a gente entende que o projeto ele já faz parte da comunidade, do Conselho. As pessoas quando chegam lá, junho, julho, já começam nos ligar de quando que começa a inscrição para a próxima turma, então a gente já tem isso como uma constante. Estamos chegando agora para décima quinta turma, a pouco a gente falava com a Fernanda que a gente entende, a gente teve turmas com 15 jovens, com 21 jovens, ano que vem a gente tá se programando para uma turma um pouquinho reduzida, esse ano foi 21 alunos, ano que vem acho que vai ser 15, 18, a gente ainda tá em contato com a fundação também, mas a gente não trabalha com números. A gente trabalha com pessoas, que tem qualificação de pessoas. Então é isso que o projeto nos encanta, é qualificar pessoas. A gente vê jovens que nem a Rafaela que a gente foi visitar lá no início, a gente via, como adolescentes assim que também já passamos por essa fase, a gente tem algumas limitações, e a gente vê eles hoje nos entregando pra comunidade esse jovem com barreiras vencidas, com ideias, com projetos futuros, com sonhos que às vezes lá no início quando a gente perguntava numa entrevista domiciliar, eles não sabiam muito bem o que eles queriam". (Juliana 1)
Fernanda completa a fala de Juliana, a respeito das inscrições, as quais devem ser feitas no site:
"Nós estamos então abrindo a Constituição da turma de 2024, agora, na segunda-feira, estamos aqui em primeira mão divulgando as inscrições, então qual é o perfil dos jovens: a idade, o pessoal pergunta bastante, idade de 16 a 19 anos que os jovens estejam estudando, ou que já tenha concluído o ensino médio, mas que esteja dentro dessa idade. Então as inscrições como que elas são realizadas: elas são realizadas através do site, os jovens se inscrevem pelo site que é na Fundação Projeto Pescar em Porto Alegre, a fundação faz análise dessas inscrições, e nos repassa alguns jovens para a gente chamar para uma conversa". (Fernanda 1)
Quase encerrando seu ciclo no projeto, Rafaela comenta sobre sua vivência de aprendizados:
"Isso foi um interesse meu, particular mesmo, em se inscrever, sempre tive incentivo, uma base familiar também para me inscrever nesse projeto, então tenho muito orgulho hoje em estar participando do Projeto Pescar, ele é muito significativo para mim, na minha evolução, porque ele me deu um empoderamento das minhas decisões, nos meus objetivos também, então além disso, o projeto também tem características de nos autoconhecer, os jovens saber o que eles querem para si mesmo, então é importante. Como a Fernanda falou, o jovem mesmo se inscreve, se é realmente aquilo que ele quer para ele, e além disso, também o projeto tem um grande diferencial que além da teórica, a gente também vai colocar tudo, na prática. Também é muito importante reforçar e ressaltar isso né a comunidade". (Rafaela 1)
A entrevista completa, com detalhes do projeto, está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..