A reportagem visitou pela manhã a Casa de Cultura de Tupanciretã, palco de uma atuação incansável de equipes a realizarem uma triagem das doações a serem destinadas aos municípios necessitados pelo amparo de itens alimentícios, de higiene e vestimenta. Fernanda Souza Cambruzzi, Educadora Social da Unidade Projeto Pescar Consórcio Tupanciretã, concedeu entrevista relatando sobre a atuação do Projeto Pescar:
"Em primeiro lugar é um sentimento de gratidão para a gente poder estar colocando à disposição da nossa comunidade, o nosso projeto, onde nós somos beneficiados durante o curso com pessoas da comunidade que são voluntários que vão lá passar um pouquinho do conhecimento, um pouquinho da sua história de vida, enfim, e hoje poder proporcionar para os jovens estarem aqui auxiliando a comunidade enquanto voluntários nessa troca de papéis, isso é muito importante e mais ainda poder nesse momento estar auxiliando as pessoas, tanto da nossa comunidade, quanto do nosso Rio Grande do Sul. É um prazer imenso assim, um sentimento mesmo de gratidão da gente de alguma forma mesmo estando tão distante, mas nós podemos fazer um pedacinho desse trabalho voluntário para as pessoas, e auxiliando, e trazendo um pouquinho de conforto com essas doações que estão chegando. Graças a Deus o nosso município a gente fica bem alegre de ver que as pessoas doem, que as pessoas participam, a gente tá tendo uma grande participação". (Fernanda 1)
O aluno Ruan enalteceu o fator de Tupanciretã conseguir superar o momento de dificuldade e se organizar de pronto para atender outros municípios mais castigados:
"É muito gratificante saber que nós podemos contar com a nossa comunidade aqui no município de Tupanciretã, nós podemos contar com os nossos cidadãos, e que mesmo a gente passando por essa tragédia, graças a Deus em Tupanciretã até foi o mínimo, sabemos que algumas outras cidades não tiveram a sorte que a gente teve, por isso que a gente também é muito grato, mas sabemos que a gente pode contar com os nossos cidadãos e com a nossa comunidade para poder ajudar todas as pessoas que infelizmente algumas perderam tudo, saber que a gente tá podendo fazer essa ajuda, e melhorar a vida dessas pessoas, nem que seja só um pouco já é muito gratificante e é um sentimento muito acolhedor para nós do Projeto Pescar Nós podemos ser voluntários e ajudar nessa causa". (Ruan 1)
Vânia Vendrusculo Lopes, Coordenadora da Defesa Civil de Tupanciretã, conversou com a reportagem após estar em reunião com a Defesa Civil do Estado:
"Tivemos, sim, estamos tendo reuniões a todo instante, o pessoal da Defesa Civil do Estado também está trabalhando incansavelmente, a gente além de fazer as coisas burocráticas aqui do município, além da gente estar angariando doações, nós também estamos fazendo a parte com o Estado do Rio Grande do Sul onde a todo momento a gente tem reuniões, tem decisões muito importantes a serem tomadas, mas graças a Deus aqui em Tupã como eu tô dizendo, as pessoas estão sendo bem solidárias, tão trazendo as suas doações. Nós só estamos passando doações aos municípios que realmente precisam, então a partir de agora também estive em contato com a Defesa Civil do Estado e eles mesmos vão nos passar os pontos de distribuição até para não haver aquela coisa assim, ah, eu vou lá entregar em um particular. Não, a gente tem um itinerário, a gente tem uma logística de entrega na semana que vem, como eu disse, estamos recebendo muitas doações de água, material de Higiene e Limpeza, e eu acho que isso tá sendo muito válido para o nosso município porque além de ajudar os nossos, a gente tá ajudando os municípios vizinhos". (Vânia 1)
Vânia destaca que neste fim de semana, não haverá recolhimento de doações, pois haverá um balanço da equipe. A entidade segue inclusive atenta, pois a previsão é de chuva intensa no fim de semana para todo o Estado.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..