Notícias

LocalCulturaEducação

Rádio Tupã celebra o Dia Mundial do Rádio e reforça laços com os ouvintes em Tupanciretã

13/02/2026 03:02:12

O Dia Mundial do Rádio é comemorado em 13 de fevereiro porque foi nessa data, em 1946, que a Organização das Nações Unidas realizou a primeira transmissão da Rádio ONU. A data foi proclamada oficialmente pela UNESCO em 2011 e reconhecida pela própria ONU em 2012.

O rádio segue sendo um dos meios de comunicação mais acessíveis do mundo. Funciona mesmo em locais sem internet, é fundamental em situações de emergência, dá voz às comunidades locais e possui baixo custo de produção aliado a um alcance expressivo.

Em Tupanciretã, a Rádio Tupã lembrou a data durante o programa Variedades, por meio do quadro Almanaque, relembrando a importância do rádio e a memória da programação ao longo dos seus 70 anos de atividades no município. A celebração foi marcada pela participação ativa da audiência, reforçando o papel do ouvinte como quem leva o rádio ainda mais longe.

Entre as mensagens recebidas, o presidente da Comunidade do Bairro Marcial Terra, Ademir Oliveira, deixou seu registro:

Aqui é o Deno, Ademir. Quero parabenizar todos os radialistas, de Tupanciretã e de todo o mundo. Que Deus dê muita saúde a todos eles.

Hoje é um grande dia, o Dia do Radialista. Levam a comunicação, as informações e as notícias às pessoas.

Por isso, deixo meus parabéns a todos os radialistas aqui de Tupã, em nome da minha família e da nossa comunidade.

Um forte abraço a todos. Meus parabéns e sigam em frente!” (Ademir 1)

Em um elo único de amizade entre locutor e ouvinte, após o programa Variedades, os ouvintes enviaram mensagens pelo 1753 – Atendendo ao Ouvinte. Entre elas, a participação de Valdir Padilha, do bairro Agropan, que destacou:

Parabéns hoje, né! Que Deus abençoe todos vocês aí da emissora e todos os radialistas.
Que Deus olhe por vocês lá de cima e derrame muitas vitórias. Que Ele ajude cada um de vocês.
Fica aqui esse louvor para todos que estão na escuta. Eu estou acompanhando, estou ouvindo sempre.” (Valdir 1)

Outro destaque da programação foi Nazareno Oliveira, do município de Jari, conhecido pelos ouvintes como “O Homem do Tempo”, por sua participação constante trazendo informações e previsões do tempo. Ele também prestou sua homenagem por meio de um relato marcado pela memória afetiva com o rádio:

Um abraço para todo o pessoal do rádio e para nós que escutamos o rádio. Eu mesmo tenho dois rádios ligados ao mesmo tempo, um deles sempre na Rádio Tupã, é claro.

Desde criança eu participei da programação da Rádio Tupã, especialmente no Canta Brasil, da época de ouro. Eu cantava naquela época, e até hoje lembro de muitas músicas boas.

Também cantava ao vivo participando pelo telefone. Naquele tempo não existia telefone móvel, então a gente ligava para a Rádio Tupã pela antiga CRT — Companhia Riograndense de Telecomunicações — e cantava pelo telefone mesmo.

É uma lembrança muito especial dessa época.” (Nazareno 1)

Desde a manhã, durante o programa Variedades, até a participação dos ouvintes, a audiência permaneceu sintonizada com a Rádio Tupã das 8h30 até, no mínimo, 11h30, reforçando o afeto, a amizade e o laço especial entre a emissora e as famílias.

Os dados confirmam essa força. Segundo a Kantar IBOPE Media, na edição 2025 do Inside Áudio, 79% dos brasileiros escutam rádio. Em todo o mundo, o rádio segue sendo a mídia sonora mais consumida, mantendo ampla vantagem sobre outros formatos, meios ou plataformas.

A força do meio também está na capacidade de unir audiência universal com segmentação eficiente para marcas que buscam comunicação em áudio. Dados levantados pela EGTA comprovam esse alcance: na Irlanda e nos Países Baixos, por exemplo, 9 em cada 10 pessoas sintonizam rádio semanalmente. A pesquisa integra publicação do jornalista Fernando Morgado.


  • Rádio Tupã e Clube UM



Buscar
Categorias
Arquivos