Notícias

LocalPolítica

Rádio Tupã entrevista Cristiano Aquino, candidato a Prefeito de Tupanciretã

01/10/2024 10:10:26

Após os debates realizados entre candidatos (a) a vice-prefeitos e prefeitos de Tupanciretã, a Rádio Tupã segue promovendo ações para auxiliar os eleitores na escolha do seu candidato para o dia 6 de outubro.

Estreando sua reformada sala de gravações, a emissora sorteou a ordem de entrevistas pessoais, aonde os candidatos respondem questões da emissora. Desta feita, Cristiano Aquino iniciou a série, respondendo 9 perguntas divididas em três blocos. A primeira é uma questão clássica. Quem é Cristiano Rodrigues Aquino? Como o Senhor se define? Algo mudou em você de 2020 para hoje? Em um trecho da entrevista, Cristiano respondeu:

"Eu creio que o que há de diferente com relação à entrevista e a pergunta que respondia há 4 anos atrás, diz respeito principalmente a questão da maturidade política. Eu não tenho dúvida de que nesses quatro anos aprendi muita coisa, principalmente a exercitar de maneira mais permanente a questão do diálogo, do entendimento, tanto é verdade que construímos uma ampla Coligação, uma frente política de vários partidos dos quais aqui já quero fazer uma saudação e agradecer pelo empenho e pela participação junto conosco nessa caminhada". (Cristiano 1)

Em seguida, Cristiano respondeu, pois o candidato conhece como funciona a gestão pública municipal no Brasil. Quais são os aspectos positivos e negativos da legislação que rege a gestão pública brasileira? Quais são os principais problemas a serem corrigidos na gestão municipal?

"Eu creio que falta muita transversalidade na execução das políticas públicas. Nós hoje ainda temos um conceito equivocado de que cada secretaria acaba desenvolvendo o seu papel específico, naquela atividade, e no entendimento que tenho de Gestão Pública, acredito que é preciso ter um trabalho de maneira transversal, uma integração das políticas públicas para que a gente possa otimizar o recurso público, porque às vezes quando a gente escuta: foi investido tanto, foi gasto tanto, em tal setor, mas lá na ponta, no cidadão, no contribuinte, não chega aquele serviço de qualidade na mesma proporção do recurso público que é arrecadado, então nós precisamos trabalhar a questão da eficiência, o investimento gasto público precisa ser eficiente". (Cristiano 2)

Na terceira questão, quais serão as três prioridades em sua gestão caso seja eleito prefeito de Tupanciretã? Como planeja executar estas prioridades?

"Nós sempre dissemos que a questão da saúde é um tema fundamental, por mais que saibamos que também é uma questão que depende de um financiamento maior por outras esferas de governo, mas entendemos que o investimento na saúde no município de Tupanciretã está a quem do necessário, muito a quem da necessidade das pessoas. Eu e a Iracema diariamente ouvimos os relatos das pessoas, os problemas básicos de uma consulta com especialista, de um medicamento, muitas vezes até medicamento básico faltando na farmácia do município, e quiçá um exame especializado, uma cirurgia. Então a nossa prioridade é atender dignamente as pessoas, vamos resolver essa questão do transporte que hoje é um verdadeiro suplício para os pacientes que às vezes saem de Tupanciretã 4 horas da manhã e retornam à noite. Eu digo até que as pessoas saem com um tipo de doença e voltam com outra". (Cristiano 3)

Além da saúde, o candidato Cristiano citou com prioridades a geração de emprego e renda, e a educação.

No segundo bloco, foi iniciado com o seguinte questionamento: nesta campanha o Senhor é o candidato de oposição. Que ações da atual administração não concorda e como elas serão realizadas caso seja eleito prefeito de Tupanciretã?

"Tem uma das questões que eu acho fundamental em Tupanciretã é que nós possamos retomar um processo de diálogo, de aceitação do diferente, determinar com esta lógica da intransigência política. Eu sempre fui em toda minha trajetória política um sujeito que sempre primou pelo diálogo, pelo entendimento, de respeitar inclusive os adversários, porque na democracia não existe uma verdade absoluta, e aliás, o único que não é dono da verdade absoluta é aquele que se entende como tal. Então eu acho que nós precisamos retomar um processo de diálogo, de respeito, de entendimento na nossa comunidade, o processo político inerente à vida da cidade, das pessoas, e nós temos que entender ela. Dessa forma, não tratar ninguém como inimigo, não querer o mal de ninguém, não adjetivar as pessoas, porque não concordo com aquilo que você pensa. Então acho que o primeiro é um perfil administrativo que precisa ser mudado". (Cristiano 4)

Em seguida foi levantada a questão: a sua coligação é formada por federações e partidos. Como foi a composição para formar esta coligação? Qual o papel que estes entes partidários terão em seu governo?

"Todas as categorias estão contempladas nestes partidos, nas suas composições. Então a nossa Coligação é uma Coligação plural e todos esses partidos estarão junto no governo ajudando o prefeito a governar, colocando toda a sua expertise, o seu trabalho indicando os quadros técnicos mais preparados que cada um tenha para os devidos segmentos que são necessários na Gestão Pública. Agora, uma coisa é fundamental, todos os partidos quando fizemos esta Coligação, assumiram um compromisso de entrega de resultado para comunidade. Não haverá qualquer tipo de protecionismo a quem quer que seja. O secretário municipal ou assessor o cargo que vai ser indicado, essa pessoa vai ser medida pela qualidade do seu trabalho, pelo resultado entregue para a população. Os partidos políticos que estão nessa frente, todos pensam dessa forma". (Cristiano 5)

No terceiro e último bloco, a emissora inicia com o questionamento: na sua chapa a candidata a vice-prefeita é a Senhora Iracema de Fátima Pileco Piroti. Qual será o papel dela em sua gestão?

"Iracema obviamente vai ter como sempre teve, quando foi secretária, um papel de protagonismo, independentemente se estiver na condição apenas de vice-prefeito ocupando um cargo de secretária, ela terá um papel de protagonismo, vai estar ao lado do prefeito. A Iracema não será um papel decorativo. Até pelo perfil político dela, pela experiência, a Iracema vai estar ao lado do prefeito governando junto, tendo participação ativa para que a gente possa utilizar toda essa experiência da Iracema, por ter sido preparada, por ser uma mulher acolhedora, humana, que sempre no trato das pessoas foi diferenciada". (Cristiano 6)

Em seguida, a questão de, qual, na sua visão, é a principal vocação de Tupanciretã? Para onde Tupanciretã deve focar seus esforços? Como espera que Tupanciretã esteja em 04, 08, 12, 40 anos?

"Obviamente ela continua relacionada ao setor primário. Nós temos ainda uma dependência do setor primário e que nós precisamos fazer com que esta vocação produtiva de Tupanciretã possa caminhar no sentido de agregar valor a tudo que nós produzimos em Tupanciretã, seja na agricultura de ponta mecanizada altamente Tecnológica do agronegócio, seja na agricultura familiar, tão importante também na geração de emprego, na distribuição de renda no nosso município. Então nós vamos trabalhar na perspectiva de agregar valor a esse produto aqui no nosso município, buscando atrair empresas para nossa comunidade, dialogando com aquilo que nós produzimos aqui com esta vocação que nós já temos caminhando na perspectiva também mais de médio e longo prazo, naquele sentido que a própria comunidade Global exige hoje, nós precisamos fazer uma transição ambiental. Hoje não há como desenvolver o município se nós também não tivermos um compromisso com a questão ambiental". (Cristiano 7)

No encerramento dos questionamentos, foi levantada a questão: por que o leitor de Tupanciretã deverá escolher a sua candidatura para governar Tupanciretã nos próximos 04 anos?

"Eu adquiri durante a minha trajetória política muito conhecimento de Gestão Pública, inclusive desempenhando cargos na Esfera Estadual profissionalmente como advogado, também com escritório aqui em Tupanciretã há mais de uma década, constituído, tenho também relações políticas importantes tanto no Governo do Estado pelas parcerias dos partidos que nós temos junto conosco com o governador Eduardo Leite com um conjunto de Deputados na Assembleia Legislativa, no Governo Federal da mesma forma, via Ministro Paulo Pimenta, o próprio governo do presidente Lula, nós podemos atrair muito recurso aqui para Tupanciretã. Sou um cara de diálogo, de respeito, sou pelo entendimento, sou humano e sensível às dores do Povo". (Cristiano 8)

Durante esta entrevista, sobrou alguns minutos para a despedida de Cristiano, reforçando o agradecimento aos seus eleitores e colegas de coligação, convidando a comunidade para votarem em sua chapa. Suas declarações estão disponíveis na íntegra nas plataformas digitais desta emissora. No dia 02/10, quarta-feira, Gustavo Herter Terra concede entrevista, fechando a série.


  • Cristiano Aquino



Buscar
Categorias
Arquivos