Em entrevista ao Variedades o Coordenador do departamento técnico da Agropan, Renato Nicolodi falou sobre as lavouras de verão.
Segundo Renato as chuvas estão abaixo da média na maioria das regiões atendidas pela Agropan. Quando o ano é seco a variabilidade aumenta, na safra deste ano a quebra na produção está na média dos 5%, em algumas regiões este valor é menor. (Renato 1)
No restante do período da safra a falta de chuva pode trazer mais prejuízos. A soja é resistente a seca no início da implantação, quando chega na fase reprodutiva a perca de flor, vagem. Os 5% de quebra na produção representa o percentual de perda referente a fase inicial do plantio, neste período restante até a colheita a falta de chuva pode representar um percentual bem maior na quebra que o atual previsto. (Renato 2)
Neste ano as doenças na soja estão com poucos registros no Brasil, mas mesmo com estes poucos registro Renato alerta a importância de continuar as aplicações de fungicidas, pois, pode melhorar um pouco o rendimento da soja.
O milho apresenta em torno de 50% quebra podendo variar de região para região. As áreas irrigadas em nossa região a previsão que não há prejuízos. Alguns produtores já estão planejando as lavouras de inverno.
A entrevista completa você confere no link de áudios e entrevistas.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..