Retornando costumeiramente ao estúdio da Rádio Tupã, a C.Vale atualiza o produtor rural sobre os acontecimentos do plantio e da colheita. Bruno César Oliveira Deparis, Responsável Técnico da unidade no Jari, conversou com a emissora, para a audiência:
"Chuvas manchadas, alguns lugares a gente acompanha que pegou 30, 35 milímetros e lugares em um raio de 2 Km, a gente não teve nenhuma precipitação. E como a gente vinha conversando, o que mais está afetando bastante o desenvolvimento da cultura da soja hoje, tá sendo o excesso de calor. Ontem a gente chegou a temperatura de 34 graus, até mais no sol, e as previsões aí para até o final de semana tem precipitações, mas também o calor é para ser intenso. A área de região da fronteira é para chegar até os 40 graus". (Bruno 1)
Bruno alerta aos produtores, referente aos cuidados do solo. Mesmo não havendo plantio, não se pode deixar de investir na proteção contra as doenças:
"Apesar de ser um investimento alto, hoje que a gente entende que o custo de manter uma lavoura é alto, mas não pode deixar de estar fazendo os tratos, principalmente a gente tá acompanhando aí bastante incidência de Diabrotica que é uma praga aí que vem se moldando com o passar dos anos, e ela tá causando bastante um grave nível de espólio na cultura aí. Também tem alguns lugares, a gente acompanha aquiela já vem afetando a Vagem também, então ficar atento né. Ácaro Trips que é uma praga aí também que desde o ano passado vem tirando bastante produtividade, tem estudos aí que até 30% pode afetar se não for manejadas corretamente, e doenças no geral aí, apesar de não ser visível elas estão presentes". (Bruno 2)
O convidado também relata que ainda há produtores sem realizar o plantio, devido a falta de chuva na região. A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..