Notícias

LocalGeral

Ricardo Reinke, meteorologista, atualiza condições do tempo para Tupanciretã

08/09/2023 10:09:29

Na manhã de sexta-feira, Ricardo Reinke, meteorologista, analisou ao vivo no programa Variedades, as condições climáticas para o fim de semana, em Tupanciretã:

"É, realmente tem uma condição aí de instabilidades na região, tem uma expectativa de que tenha principalmente da tarde para noite e madrugada, com chance de alguns temporais na região. A gente não descarta aí algumas rajadas ocasionais, intensidade forte, em pontos localizados, assim como trovoadas e até um granizo, não dá para descartar, porque as instabilidades vão ter uma um deslocamento de norte para sul, então quando tem esse tipo de característica, essa condição, realmente tem que ser levada em consideração. E hoje a temperatura máxima, e não deve passar, dos 20 graus. Amanhã então o tempo será mais instável na madrugada e ao longo do dia, se espera o afastamento dessas instabilidades tá, então deve ter alguma abertura de sol. Temperatura também não será muito diferente de 3 °C e 17 °C. No domingo tem uma previsão de sol em variação, no momento a gente não tá desconsiderando a possibilidade de algumas instabilidades localizadas, com algumas pancadas de chuva da tarde para noite". (Ricardo 1)

Do dia 1º, até o dia 8, foram acumulados 200 milímetros de chuva em Tupanciretã. Quanto ao desastre natural ocorrido na região norte do nosso Estado, Ricardo comenta:

"Foi um efeito Cascata, assim, porque o que acontece: essa região do Vale do Taquari, ela é alimentada por vários rios, então o grande problema é que deu muita chuva, aí se falando de totais, estimado, assim, passa dos 300 mm. Eu não tenho usado da parte das nascentes dos rios que compõem toda essa estrutura, mas se fala aí de mais de 300 MM, então foi muita chuva em vários lugares ao mesmo tempo, tudo isso alimentou toda essa quantidade de água, descendo o morro abaixo, então realmente foi algo excepcional, algumas regiões ali ainda tá se calculando principalmente a parte hidrológica, e aí a questão de alguns lugares ali, e pensa a partir de dados que possa ter sido algo histórico mesmo no mínimo, não se via em algumas regiões desde a década de 40". (Ricardo 2)

A entrevista completa, com mais dados e detalhes do ocorrido, está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • Ricardo Reinke



Buscar
Categorias
Arquivos