Durante a manhã chuvosa de segunda-feira, Rodinei da Silveira, morador do Jari e integrante da Entidade Nativista Taquarembó, concedeu entrevista à Rádio Tupã.
O entrevistado, com vasto conhecimento de seus estudos e vivência, iniciou sua fala, a respeito de Lilian Argentina Braga Marques, importante folclorista e pesquisadora do Rio Grande do Sul, homenageada neste ano, na Semana Farroupilha. Durante o ano de 1975, Rodinei participou de um curso, promovido pelo MTG, sob aula da professora Lilian, e ele fala sobre os ensinamentos:
"Então ela começou a me falar que a nossa criação bovina, nosso gado, eles vieram para a Argentina, e de lá, eles vieram por conta para cá, as ovelhas que temos aqui até hoje, vieram da Austrália, só que vieram para Argentina e Uruguai, e depois que não tinha não tinha divisa nem nada, vieram para cá. Ela falou muito sobre os índios, sobre os nossos primeiros habitantes, os Guaranis que vai para o lado de Santo Ângelo, ela falou muito sobre a Revolução Farroupilha, e as outras funções que teve aqui que cada passo teria uma revolução e falou sobre o nosso lenço, o lenço é duas cores que é oficial, ou é vermelho, ou é branco, é maragato ou é chimango, e o lenço preto, representa o luto." (Rodinei 1)
Neste ano, o tema “Centenário de Lilian Argentina – O universo do folclore”, celebra a memória da importante folclorista do Rio Grande do Sul, destacada pesquisadora do IGTF e da Comissão Gaúcha de Folclore, sempre muito preocupada com o rigor científico de suas pesquisas. Rodinei também fala sobre outros temas relevantes desta semana, presentes na entrevista completa, disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.