Rosani Taschetto Didoné, Secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, concedeu entrevista à Rádio Tupã. Rosani inicia a entrevista, realizando uma atualização referente a pasta da Educação, quando foram empossados nesta sexta-feira, os diretores escolares:
"Em dezembro nós fizemos então a eleição que não é eleição, mas a escolha através da Administração Municipal, dos diretores. Os novos diretores de escola, nem todos foram modificados, alguns diretores permaneceram, a gente teve que refazer todo esse quadro e isso levou um bom período para a gente organizar, porque nós somos 20 escolas, nós temos as escolas de Educação Infantil, e as escolas de Ensino Fundamental, e também as escolas do interior, escolas de campo, então nós organizamos, tá tudo organizado, os nossos diretores a pouco eles foram empossados pelo prefeito Gustavo Terra". (Rosani 1)
Em torno de 2170 alunos são atendidos na rede Municipal de Ensino, em uma média de 600 alunos auxiliados pelo transporte escolar. Há casos de alunos em que acordam cedo, para às 5h e 30 min, se deslocar até à Escola. Com tanto tempo longe de casa, Rosani também destaca a parte da nutrição:
"Nós temos dentro da Secretaria de Educação uma nutricionista, ela tem o plano PNAE que é o plano nacional da alimentação escolar, a nossa nutricionista ela tem que estar informada, inclusive tem Conselho Municipal da alimentação escolar que visita às escolas para ver o funcionamento. Tem cardápios, ela estipula cardápios para as escolas, e ela faz o pedido. Então tem muitas variedades de alimento que às vezes os pais reclamam que a criança ficou com fome, mas a questão é que a criança não quer comer aquela alimentação. Às vezes em casa, eles comem outra alimentação, por exemplo, nós não colocamos bolachinhas recheadas de forma nenhuma, não entra refrigerante, não entram sucos, o suco pode ser feito, mas com a fruta que vai e é muito balanceado. A nutricionista segue também, muito o que diz na cartilha do Plano Nacional, sendo de onde vem a verba". (Rosani 2)
A Secretária completa, afirmando que muitas vezes o município completa esta verba, e consegue deixar a disposição de todos os alunos, a merenda escolar. Além deste quesito, há Escolas em reformas para melhorar o atendimento:
"Nós estamos fazendo um trabalho em todas as escolas. Algumas escolas estão com reformas, é o caso da escola Brasilina Terra que é uma das grandes escolas que nós temos no município. Eles atendem mais de 200 alunos e vem alunos do interior para essa escola. Também nós fizemos uma cobertura de quadra, e hoje nós estamos construindo duas salas de aula para escola Brasilina Terra que fica lá no bairro Marciel Terra, nós também estamos aqui atendendo a construção de duas salas de aula no Dona Luiza que pretendemos deixar a Rosa Maria aqui do centro para as crianças de 0 a 3 anos e a atendendo de 4 e 5 anos na Dona Luiza que a Dona Luiza tinha poucas salas para atendimento, então nós fizemos essa ampliação, e a gente tem a infraestrutura das nossas escolas, a gente fez grandes inovações, mas mesmo assim a gente sabe que precisa investir em algumas Escolas". (Rosani 3)
A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.