O Rio Grande do Sul vive o momento mais seguro de sua história recente.
Os números divulgados pela Secretaria de Segurança Pública apontam que 2025 já supera os resultados de 2023 e 2024, com quedas consistentes nos principais indicadores criminais.
Agosto terminou com o menor número de roubos de veículos da série histórica, iniciada em 2010, além da redução em crimes violentos letais e intencionais (CVLI). Em comparação ao mesmo mês do ano passado, os roubos em estabelecimentos comerciais caíram 12%, de 364 para 322 registros.
Realidade em Tupanciretã
No entanto, o cenário estadual não se repete em Tupanciretã. Dados divulgados em setembro mostram que o município registrou em agosto de 2025:
1 homicídio doloso
11 furtos
2 furtos de veículo
1 roubo
10 estelionatos
1 delito relacionado a armas e munições
1 tráfico de entorpecentes
No mesmo mês de 2024, haviam sido contabilizados 7 furtos, 3 abigeatos, 2 roubos, 5 estelionatos, 3 delitos com armas, além de 5 ocorrências ligadas a drogas (2 de posse e 3 de tráfico).
Já em julho deste ano, o município havia registrado 18 furtos, 4 abigeatos, 2 roubos, 7 estelionatos, 2 por posse de drogas e 4 de tráfico.
Apesar da disparidade em relação à média estadual, os números locais também refletem na maior confiança da comunidade em registrar boletins de ocorrência, somada à atuação constante da Brigada Militar e Polícia Civil, que buscam reduzir a sensação de impunidade.
Fonte: Governo do Estado
Foto: Google Maps
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.