Em entrevista ao Variedades Luis Eduardo Vianna falou sobre instalações elétricas.
Para uma instalação elétrica ser segura, ela parte do projeto elétrico feito por um arquiteto ou engenheiro depois passa pela execução do projeto por um profissional capacitado e outro fator de extrema importância é que seja usado matérias de qualidade e normatizados na instalação. (Luis 1)
As instalações atualmente seguem um padrão com um disjuntor na caixa de medição que protege toda a residência seguido por condutores da rede principal que vão até uma caixinha cheia de disjuntores. São instalados disjuntores individualizados dividindo e protegendo as cargas da casa, anos atrás toda a carga da residência era alocada no disjuntor da caixa de medição. (Luis 2)
A RGE exige atualmente a instalação do Dispositivo de Proteção Contra Surtos (DPS) na caixa de medição, este dispositivo transfere as cargas que podem danificar a rede para o terra.
Recomenda-se ser realizado manutenção na rede a cada 10 anos, caso haja aumento de carga na rede deve ser feito a ampliação e manutenção da rede.
O maior consumo de energia ocorre no inverno. Pelo uso de aquecedores no inverno há risco de superaquecimento da rede, caso esses equipamentos não sejam ligados em tomadas apropriadas.
Em dias que o tempo esteja propicio a descargas elétricas, que geram risco de queda de energia, o melhor a se fazer é desligar os equipamentos para prevenir o risco de queimar os aparelhos.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.