Rosani Taschetto Didoné, Secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e Waldoir Peixoto de Moraes, Patrono dos Festejos Farroupilhas do município, visitaram à Rádio Tupã, para falar a respeito da Semana Farroupilha, com início na terça-feira, às 17 horas, com a distribuição da Chama Crioula às Entidades e Piquetes, na Praça Cel. Lima:
"Hoje, dia l3 de setembro, na Praça Cel. Lima haverá a distribuição da Chama Farroupilha para às demais entidades e piquetes do nosso município, inclusive com apresentação artística do DTG da Escola Flory Kruel e a presença dos Bombeiros Voluntários na avenida. Esse ano de 2022 o nosso Estado tem a honra do tema . Etnias Rio Grande Terra de muitas Terras. Tema este que ressalta a grandeza e a riqueza da nossa cultura oriunda das variadas etnias. Por esse motivo somos fortes nas questões étnicas e muito mais evidente quando há pessoas que com esmero enobrecem cada vez mais nossa tradição, fazendo com que as nossas futuras gerações deem continuidade a partir do exemplo de Cidadania, respeitando as nossas raízes alicerçados nos pilares da Igualdade, Fraternidade e Humanidade estampados no nosso pavilhão Rio-Grandense. Agradecemos nossos jovens, alunos de nossas escolas, professores que com criatividade trabalham as questões culturais que são vínculos enriquecedores globalizando a Arte e a Cultura e a todas as manifestações artísticas fundamentais ao crescimento do indivíduo. Ao Sr. Waldoir Peixoto de Moraes, nosso Patrono do município nos festejos da Semana Farroupilha, o nosso profundo reconhecimento pelo trabalho realizado em respeito à nossa tradição, e, aos demais cidadãos Tupanciretanenses que com orgulho e altivez conduzem a Centelha Farroupilha enaltecendo o culto aos nossos antepassados." (Rosani 1)
Quanto ao evento, das 17 horas, os cavalarianos irão sair do Complexo onde está localizada a chama, com destino a Praça Cel. Lima, escoltados pelos Bombeiros Voluntários. Logo após, o DTG Dr. Flory Druck Kruel, única Escola municipal a ter um DTG, fará uma apresentação, para então, ser realizada a distribuição da Chama.
Neste ano, o patrono do município nos festejos farroupilhas, Waldoir Peixoto de Moraes, recebeu esta honraria por sempre trabalhar representando o município de Tupanciretã e as entidades da Terra da Mãe de Deus na 9ª Região Tradicionalista, trabalhando a aglutinação e valorização das entidades tradicionalistas, sendo a base do Movimento Tradicionalista Gaúcho, buscando a perpetuação da nossa sagrada tradição. Ele comenta sobre o convite:
"Eu para mim, foi uma surpresa porque recebi esse convite para essa homenagem, porque tudo que eu tenho feito até hoje, assim, eu nunca fiz questão. O senhor como é presidente da nossa rádio, o senhor pode ver assim, eu não venho pedir um espaço para divulgar, nem jornal, nem Face, nem nas redes sociais. Eu não coloco nada disso. Eu acho que é um trabalho que eu faço como voluntário, e me sinto bem. A minha família, minha esposa, meu filho, participam junto comigo, e a gente sempre faz esse trabalho quieto. Eu acho que a gente não precisa tá divulgando qualquer coisinha que a gente faça, eu me sinto bem fazendo isso sem precisar de divulgação, então recebi, fiquei muito contente, muito feliz mesmo, porque quem é que não gosta de um reconhecimento." (Waldoir 1)
Na terça, inicia também, a Ronda da Chama Crioula 2022, com o 1º TURNO das 18h às 22h ao Grupo Nativo São Miguel. A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.