Entre 06 a 08 de novembro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do Município de Tupanciretã, juntamente com os demais Municípios do RS, através da FAMURS e COEGEMAS, está realizando mobilizações em defesa do SUAS, por meio de reuniões com o poder Legislativo Municipal, além de entrevista na Rádio do Município para divulgação dos serviços do SUAS, a finalidade desta mobilização e o que isto resultará ao município, caso a PEC 383/2017 seja aprovada ao nível federal.
O Legislativo Municipal fará uma Moção de Apoio e enviará ofício aos Deputados Estaduais/Federais pedindo apoio dos mesmos, de modo a ressaltar a importância do SUAS para nossos munícipes e a importância de um repasse justo para a Gestão Municipal de Assistência Social, que após a pandemia, aumentaram muitos os problemas sociais, se tornando oneroso aos cofres municipais.
A Mobilização em Defesa do SUAS trata-se da união dos Municípios gaúchos pela aprovação da PEC 383/2017, na vinculação de 1% da receita líquida do Orçamento Federal para o financiamento dos Serviços, Programas e Projetos do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. A indefinição de um percentual mínimo para o financiamento de serviços, programas, e projetos permitiu que a União, estados e municípios decidissem, de forma voluntária, os valores a serem investidos, o que implica em baixo investimento ou contingenciamento de recursos financeiros para a Assistência Social.
Conforme a pesquisa realizada pela FAMURS e COEGEMAS/RS, no ano de 2021 os municípios financiaram 90% da Política de Assistência Social.
Fonte: Prefeitura de Tupanciretã
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.