Notícias

Economia LocalSaúde

Secretaria divulga dados de Tupanciretã, Jari e Quevedos referente a Declaração Anual de Rebanho

19/01/2024 10:01:25

A Declaração Anual de Rebanho referente ao exercício de 2023 teve adesão de 84,19% dos produtores rurais gaúchos que trabalham com agronegócios de produção animal. O índice se manteve condizente com a média de declarações de rebanho entregues nos anos anteriores. Os dados são do Governo do Estado.

Em contato com Caroline Garlet Dallanora, Fiscal Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, ela apresentou os dados de Tupanciretã:

"Já em relação ao município de Tupanciretã, o total de declarações esperadas era de 1366, mas dessas, somente 1150 foram entregues, restando então 216 declarações não entregues, então o município atingiu também o percentual de 84,19% de declarações entregues, sendo esse um resultado positivo e acima da média esperada pelo Estado que seria de 80%. Com certeza o ideal que a gente busca para as próximas campanhas é que 100% das propriedades cadastradas na inspetoria entreguem a declaração no prazo estipulado para evitar a penalidade, os produtores que não realizaram a declaração de rebanho obrigatória em 2023 tiveram suas propriedades bloqueadas automaticamente no sistema ficando impossibilitados de movimentar os animais, pois a guia de trânsito ou a GTA não é emitida o desbloqueio. Então somente ocorre mediante o alto de infração, sendo ele advertência no caso dos produtores primários ou multa no caso dos produtores que são reincidentes". (Caroline 1)

Os índices de Jari foram: 77,5% de declarações entregues e Quevedos foi 100%. Sobre a campanha de 2024, ela comenta:

"E para campanha de Declaração Anual de Rebanho de 2024, ainda não temos uma data oficial definida, mas talvez siga a mesma de 2023 que foi de primeiro de junho a 31 de outubro, então eu peço para que os produtores fiquem atentos aos prazos que quando a Secretaria da Agricultura divulgar a data oficial, as inspetorias vão divulgar também e que eles não esqueçam de realizar a declaração em 2024. Gostaria de ressaltar também aos produtores que compram animais os produtores que retornam de eventos com animais que a pendência da guia de trânsito ela deve ser retirada em até 30 dias a partir da sua emissão, evitando assim penalidades, porque os animais eles nunca caem direto no saldo do Produtor, eles ficam em uma aba pendente no nosso sistema e o produtor precisa então confirmar o recebimento desses animais solicitando a retirada da pendência e existem três formas de retirar essa pendência: ou o produtor traz a guia de trânsito pessoalmente aqui na inspetoria, ou ele manda foto da guia de trânsito para o WhatsApp da inspetoria, ou os produtores que têm acesso ao produtor online conseguem por conta própria retirar a pendência". (Caroline 2)

O contato com a Inspetoria de Tupanciretã pode ser realizado pelo (55) 3272-1103.


  • Declaração de Rebanho



Buscar
Categorias
Arquivos