Notícias

LocalEducação

Secretaria Municipal de Educação, Rosani Taschetto Didoné, amplia informações sobre a volta às aulas municipais

08/02/2022 10:02:10

A Secretaria Municipal de Educação abriu às inscrições ainda no mês de novembro e dezembro na rede de ensino municipal, através do site Educar.Web.

A demanda sobre vagas escolares, é um dos temas mais tratados na rede de ensino, ano após ano, e neste 2022 afetado pela pandemia, ampliou o atendimento para o online mas também há continuidade presencial: “Havendo vaga, os pais podem procurar nossas escolas hoje, retornaram todos dia 2 de fevereiro, então às escolas estão abertas, nós colocamos o horário da prefeitura das 7h até às 13h”. (Rosane 1)

O retorno das aulas será obrigatório e 100% presencial aos alunos, sendo a apresentação da carteirinha de vacinação do aluno, de apresentação necessária, mas não impede o mesmo de entrar na sala de aula. O profissional da educação irá avaliar a carteirinha, e em caso de não vacinação, será encaminhado ao conselho tutelar.

“Nós temos que seguir o protocolo do governador, não saiu um novo protocolo, então segue o mesmo observando o distanciamento de 1 metro. Nós vamos fazer o possível para que todas as crianças retornem as suas escolas”. (Rosane 2)

Atualmente, a rede municipal de ensino atende em média, 2 mil alunos, e está com 204 crianças vacinadas. Outro assunto que assusta, e foi tratado na entrevista, é a situação da alfabetização. O número de crianças de seis e sete anos no Brasil que não sabem ler e escrever cresceu 66,3% de 2019 para 2021 – explicitando um dos efeitos da pandemia de Covid-19 no ensino brasileiro.

A análise foi divulgada, nesta terça-feira (8), pela organização Todos Pela Educação, com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Rosane nos conta sobre este assunto: “Nós não fizemos esta pesquisa aqui dentro do município, mas já estamos preparando algumas pesquisas para realizarmos em nossas escolas, pois nesse momento, parados, não teríamos como acionar as pessoas. Mas a gente sabe que este período foi muito difícil e tem uma defasagem sim. E nós vamos trabalhar com essas defasagens em nossas escolas”. (Rosane 3)

Vale lembrar que a volta às aulas da rede Estadual de ensino acontece no dia 21 de fevereiro, e a secretaria já está se mobilizando para o transporte destes alunos. Outro assunto importante, é que o PROEJA está com suas vagas abertas. A entrevista completa você confere nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • Rosane Taschetto Didoné



Buscar
Categorias
Arquivos