Desde a última sexta-feira, dia 29, está ocorrendo a FENASOJA, em Santa Rosa. O evento é conhecido como a maior feira multissetorial do Brasil, também é visto como um dos principais agentes de desenvolvimento da região, pois exerce papel de liderança fomentando negócios, pesquisa e inovação.
O repórter Brian Brum, da Rede Pampa, entrevistou o Secretário da Agricultura do estado do RS, Clair Kuhn, falando sobre a importância da soja para a economia no estado:
"Olha, o maior produto exportado do estado é a soja, certo? O maior comprador nosso ainda é a China, isso certamente movimenta toda a cadeia de grãos, a indústria de grãos, mas também movimenta a cadeia de proteína animal. A soja é tão importante para termos aí, a terminação de frangos, suínos e bovinos, e também no leite, então certamente sem a soja nós não teríamos a potencialidade econômica do agro que gira no Rio Grande do Sul. Aliás, do Rio Grande do Sul, aqui de Santa Rosa, saíram os grãos também para o Brasil inteiro, então o Brasil é este grande exportador mundial de soja, graças a sementes que para cá vieram no passado. Isso certamente tem o olhar do nosso governo, estivemos agora há poucos dias na China, numa missão onde mostramos os produtos do Agro do Rio Grande do Sul, e logicamente, uma das grandes expectativas é usar a terminação de frango e suínos que temos, para abrir novos mercados, e a China comprar ainda mais produtos de nós, então volto a dizer, a importância da soja na vida de cada um dos senhores e das senhoras que vivem aí numa zona urbana, nos grandes aglomerados que quem sabe não tem a noção desta importância, pois o produto que chega na tua mesa, o frango, o suíno tem soja tratando esse animal, alimentando esse animal, portanto tem mais animais sendo terminados, tem mais produto na prateleira, portanto um preço menor. Por isso certamente o nosso produtor, o produtor que plantou a soja desde o primeiro grão que veio para cá 100 anos atrás, até o produtor que planta hoje, é o meu reconhecimento, o reconhecimento do nosso governo do estado, e certamente a partir da Feira, dos Cem Anos, é o reconhecimento legítimo de cada um dos produtores e produtoras do nosso estado." (Clair 1)
O evento, que está em sua 24ª edição, ocorrerá até o dia 08 de dezembro.
Fonte: Rede Pampa - Brian Brum
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..