Durante a tarde de quarta-feira, os cavalarianos João Turchetti, Hélio e Aniceto Saldanha, com apoio de Paulo Nonnenmacher e João Marino, chegaram até a Terra da Mãe de Deus com a centelha da Chama Crioula, para dar início a Semana Farroupilha de maneira oficial.
Tradicional evento, os cavalarianos foram acompanhados pelas principais avenidas de Tupanciretã, pelos demais cavaleiros locais, integrantes de piquetes e CTG's, em deslocamento ao palanque oficial da Praça Cel. Lima. Gustavo Herter Terra, Prefeito de Tupanciretã, conversa com a redação antes da chegada dos personagens farroupilhas, salientando a Cavalgada Solidária:
"E as pessoas que vão participar, elas já vêm se programando, já vem tratando o cavalo, cuidando da encilha, coletando o sangue dos cavalos para fazer os exames, os atestados sanitários exigentes, e pertinentes, e eu reforço a importância, a necessidade disso, para que não sejam multados. Esse ano a fiscalização será bem rigorosa em relação a isso, não só Municipal, a fiscalização Estadual, através da Inspetoria Veterinária. Então eu acho que o fato de ser ou não, o desfile oficial, ou uma cavalgada solidária, não mudará o brilho do evento". (Gustavo 1)
Com o hino nacional, foi iniciada a cerimônia, O Prefeito Gustavo Herter Terra recebe então a fagulha da chama, acendendo a tocha presente na praça, como símbolo do recebimento, e assim, ascende das demais entidades representadas pelos seus cavalarianos. Patrono das festividades em Tupanciretã, Luis Jardim toma uso da palavra, lembrando em sua fala, do tema "Centenário Revolução de 1923", saudando os cavalarianos locais:
"Que Deus dê muita saúde para que vocês possam por muitos anos, fazer esse trabalho maravilhoso, e eu quero dizer que então, todos nós estamos comemorando 100 anos de uma revolução. Nós tivemos várias revoluções no Rio Grande, desde 35 a 45, Farroupilha que sempre falamos como as outras, e agora, de 1923, aonde o Borges de Medeiros levantou a bandeira, com o lenço branco no pescoço, que foi chamado de chimango, rebelou-se contra qualquer atitude de eleição, que ele queria permanecer sempre no poder. Assis Brasil ali no Palácio das Pedras Altas, perto de Pinheiro Machado, aonde existe até hoje, e aquele era maragato com lenço Colorado no pescoço." (Luiz 1)
Gustavo Herter Terra fala em seguida, enaltecendo a bravura dos cavalarianos, em trazer o símbolo oficial para dar início aos Festejos Farroupilhas, neste ano, solidários, arrecadando mais itens para destinar a população afetada pelas enchentes no Estado:
"E o meu carinho muito especial, a essa cavalaria diferenciada, responsável por trazer aqui, esta chama tão significativa e que simboliza o passado do nosso Estado que foi conquistado a duras penas pelos nossos ancestrais e que nós temos no mínimo, a obrigação de seguir honrando. Minha homenagem ao novo amigo, que tive o prazer de conhecer, e receber das suas mãos, a chama, e como muito bem disse, o nosso grande amigo Luiz Jardim, tem uma história por trás desse, não apenas folclore, mas para quem estuda história, sabe a importância desse momento. Os senhores sabem disso, que não estão fazendo um passeio a cavalo, os senhores sabem disso, os senhores estão perpetuando a nossa tradição, dos nossos valores e princípios". (Gustavo 2)
Os eventos da Semana Farroupilha irão ocorrerão de 13 a 20 de setembro, prometendo uma semana repleta de atividades sociais e culturais dedicadas à rica tradição gaúcha. Ainda, durante o evento, Lucas Salles Lange, vencedor da segunda edição do FESTCANTU, interpretou o Hino Riograndense a capela, encerrando o ato inicial dos festejos. Secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Rosani Taschetto Didoné comenta a respeito da abertura:
"Foi um momento solene muito bonito, um momento que para nós, Rio Grande do Sul, tem uma representação muito grande, nós que somos daqui, e que valorizamos muito o trabalho realizado também dentro do município, e agradecer imensamente a esse pessoal que veio de muito longe, trazendo essa chama, e fazendo essa distribuição para todos os piquetes e as entidades do nosso município. Foi muito bonito, foi muito interessante da gente poder estar aqui junto com eles". (Rosani 1)
O evento completo, está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.