Luis Carlos Heinze, Senador do partido Progressistas, concedeu entrevista à Rádio Tupã. O progressista é autor do Projeto de Lei nº 320/2025 que tramita no Senado sobre a securitização das dívidas de produtores rurais impactados por eventos climáticos extremos desde 2021:
"Prazo hoje é 20 anos de prazo, 3% de juro ao ano para o grande produtor, 2% pelo médio, e 1% pelo pequeno produtor, três anos de carência, ele não pagaria as prestações nesse período e com isso ele dilui a sua dívida em 20 anos de prazo que está sendo jogado desde 2020, 21, 22 até agora para o próximo ano então diluído ao longo do período e voltar a ter crédito de novo que é um grande problema, a falta de crédito, o pessoal tá empenhado hoje nos Bancos, nas Cooperativas, nas cerealistas, nas revendas, enfim, todo passivo do produtor é muito alto, ele tá negociando, então daríamos um prazo longo, pagável que da forma que está hoje é impossível pagar". (Heinze 1)
A pauta também incluirá soluções para irrigação, a exemplo do PL 1282/19, também de autoria do senador Heinze, estratégias de recuperação para mitigar eventos climáticos e a ampliação do crédito rural. A mobilização continua assim como a tramitação no Senado.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.