Ocorreu na tarde da última segunda-feira, 30 de junho, a 15ª Sessão Plenária Ordinária de 2025 e posterior realizado Sessão Solene com a entrega da Moção de Reconhecimento nº 10/2025, em homenagem aos policiais militares Dionatan Dalaporta e Vinicius de Quevedo Mazzardo na Câmara de Vereadores de Júlio de Castilhos.
Representa uma homenagem aos valorosos soldados da Brigada Militar – Dionatan Dalaporta e Vinicius de Quevedo Mazzardo, pela bravura demonstrada durante a perseguição a criminosos, mesmo após grave acidente com a viatura policial, ocorrido no dia 07 de maio de 2025, onde após a guarnição ser acionada por solicitação da Polícia Rodoviária Federal, que realizava o acompanhamento de uma caminhonete Montana, oriunda de Cruz Alta, com destino a Júlio de Castilhos.
O veículo foi visualizado nas proximidades do trevo de acesso à cidade de Tupanciretã. Durante o deslocamento, a guarnição foi informada de que o referido veículo havia ingressado na zona rural, na localidade de Céu Azul. A guarnição entrou na localidade e, com o auxílio de moradores, buscou informações sobre a rota tomada pela viatura da PRF. Após aproximadamente 30 km de deslocamento, a Montana cruzou em sentido contrário à viatura da Brigada Militar, momento em que foi iniciado o acompanhamento.
O acompanhamento seguiu por cerca de 70 km em estrada de chão, até que o veículo retornou à BR-158, nas proximidades do cemitério local, deslocando-se novamente no sentido de Cruz Alta e, posteriormente, acessando a cidade de Tupanciretã. Durante todo o trajeto, o condutor da Montana adotou condução extremamente perigosa, realizando ultrapassagens forçadas e pelo acostamento, colocando em risco os demais veículos que transitavam pelas vias. Nas imediações de Tupanciretã, o suspeito freou bruscamente, ocorrendo acidente e ocasionando o capotamento da viatura que estava em perseguição do suspeito.
Nas palavras do vereador proponente: “Que esta Moção seja registrada nos anais desta Casa e encaminhada ao Comando da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, como forma de homenagem e agradecimento pelo empenho incansável de seus agentes; considerando o compromisso inabalável da Brigada Militar com a segurança pública e a preservação da ordem no Estado do Rio Grande do Sul; considerando que, no exercício de sua função, os soldados da Brigada Militar demonstraram coragem, prontidão e espírito de sacrifício ao se engajarem em uma intensa perseguição a criminosos, colocando suas vidas em risco para proteger a comunidade; considerando que, mesmo diante da adversidade representada pelo capotamento da viatura durante a ação, os policiais não mediram esforços para seguir no cumprimento do dever, com firmeza, profissionalismo e bravura; e, por fim, considerando que atitudes como essa representam o verdadeiro espírito de serviço público e enobrecem o nome da corporação, inspirando confiança e respeito por parte da população.
Por esses motivos, esta Moção se justifica como legítimo reconhecimento ao mérito dos policiais hoje homenageados, bem como de toda a Brigada Militar, sendo motivo de orgulho para a comunidade local.
Fonte e foto Assessoria imprensa Câmara (Carla Fonseca)
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.