Durante a programação da Rádio Tupã, o Sicredi divulga o cuidado para seus clientes com o Golpe da Falsa Central. Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) concluiu que 36% dos brasileiros entrevistados já foram vítimas ou alvo de tentativas de golpes financeiros, sendo o golpe da falsa central de atendimento um dos mais comuns.
O golpe da falsa central de atendimento é uma tática utilizada por criminosos para obter informações pessoais e causar prejuízos financeiros.
Golpistas se passam por funcionários de instituições bancárias ou de empresas conhecidas e entram em contato com as vítimas por diversos canais, como: ligação telefônica, SMS, WhatsApp e e-mail.
Nesta ação, você recebe uma ligação de alguém se passando por funcionário de uma instituição financeira ou de uma empresa da qual você é cliente. O "falso funcionário" se apresenta, informa alguns dados, como seu nome completo e data de nascimento, criando a ilusão de que você está realmente em contato com central de atendimento da empresa verdadeira.
A partir daí, após ganhar sua atenção e confiança, ele o falso funcionário alerta sobre um problema em seu cadastro ou uma movimentação suspeita em sua conta, pedindo que você forneça números dados da conta bancária e senha, dados do seu cartão de crédito, códigos de segurança (token) e até QRCode para corrigir a situação e proteger você de prejuízos.
Há casos em que os criminosos induzem a vítima a realizar transações teste ou para cancelar uma “transação que está aguardando para ser concluída”. Então, tome muito cuidado com esses contatos inesperados e jamais forneça seus dados ou realize qualquer tipo de movimentação em sua conta.
Fonte: Blog do Sicredi
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