Notícias

LocalCultura

Starlinks e Meteoro são registrados por tupanciretanenses após ação no céu

13/01/2025 03:01:19

A noite deste domingo, 12 de janeiro, foi um verdadeiro espetáculo celestial para os moradores do Rio Grande do Sul! Às 20h34, 24 satélites da constelação Starlink passaram pelo céu, encantando todos que estavam observando. Esses satélites, lançados apenas 4 dias antes, fazem parte do projeto da SpaceX para criar uma rede de internet global, conectando até as regiões mais remotas do planeta.

O evento foi previsto pelo projeto Bate-Papo Astronômico, de Santa Maria, que fez uma ampla divulgação convidando o público a observar o céu nesta noite especial. E a surpresa não parou por aí: Um minuto antes da passagem dos satélites, exatamente às 20h33, quem estava olhando para o oeste, presenciou um meteoro brilhante e longo cortando o céu, passando "ao lado" de Vênus, que estava muito brilhante nesta noite clara de verão.

O Bate-Papo Astronômico registrou tanto a passagem dos Starlinks quanto o meteoro com suas câmeras de monitoramento. O ouvinte Adonir Machado também conseguiu fotografar o evento, entre outros ouvintes curiosos e interessados pelo acontecimento ao avistarem o ocorrido.

Fonte: Bate-Papo Astronômico


  • Fotografia com o rastro da passagem do evento



Buscar
Categorias
Arquivos