Notícias

LocalSaúde

Surto de Rotavírus levanta atenção em Tupanciretã e região

04/10/2024 03:10:30

O Rotavírus (vírus RNA da família Reoviridae, do gênero Rotavírus) é um dos principais agentes virais causadores das doenças diarreicas agudas (DDA) e uma das mais importantes causas de diarreia grave em crianças menores de cinco anos no mundo, particularmente nos países em desenvolvimento. Em contato com a Diretora do Hospital de Caridade Brasilina Terra, Fernanda Crescente, a entidade não registrou nenhum caso no município, porém está monitorando.

Um surto de rotavírus na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) causou a suspensão temporária das aulas e deixou quase 300 estudantes com sintomas como vômito e diarreia recentemente. O médico infectologista Paulo Gewer, do Hospital Moinhos de Vento, destaca como se proceder para evitar a propagação do Rotavírus. Ele ressaltou que o vírus atua muito nas crianças:

"O principal cuidado com o Rotavírus seriam os cuidados de higiene, na manipulação do consumo de alimentos, no consumo de água. Uma água tratada potável, e nas crianças, a principal ferramenta de prevenção é a vacina contra Rotavírus que é utilizada nos primeiros seis meses de vida. Quando na vigência de um assunto de Rotavírus, diversas medidas são implementadas com a finalidade de interromper a cadeia de transmissão desse vírus para novas pessoas. Então nesse sentido a higienização das superfícies, a higienização de mãos e também a diminuição do contato social são fundamentais". (Paulo 1)

Pessoas de todas as idades são suscetíveis à infecção por rotavírus, no entanto, a gastroenterite, ou seja, a manifestação clínica, é mais prevalente em crianças menores de cinco anos. Recém-nascidos normalmente têm infecções mais leves ou assintomáticas, provavelmente devido à amamentação e aos anticorpos maternos transferidos pela mãe.

Como o Rotavírus (rotavirose) geralmente é autolimitado, o paciente deve ser tratado por meio da reposição de líquidos e minerais, para prevenir ou corrigir a desidratação, e manejo nutricional adequado. Em resumo, após a avaliação clínica do paciente, o tratamento adequado deve ser estabelecido conforme o Manejo das Doenças Diarreicas Agudas:

Correção da desidratação e do desequilíbrio eletrolítico (Planos A,B ou C);
Combate à desnutrição;
Uso adequado de medicamentos;
Prevenção das complicações.

Fonte: Rádio Agert e Ministério da Saúde


  • Posto de saúde Marcial Terra ESF1



Buscar
Categorias
Arquivos