O observatório do Bate-Papo Astronômico contabilizou 1170 descargas elétricas durante a noite deste domingo e madrugada de segunda-feira, 02 de dezembro, na região de Santa Maria, no centro do Rio Grande do Sul.
Em Tupanciretã, a intensidade dos raios não foi diferente, causando estragos nos aparelhos de transmissão televisivos. A redação entrou em contato com Gil, técnico das antenas, o qual confirmou estrago nos equipamentos, tirando do ar a sintonia da RBS TV e da Band RS. Até às 18 horas desta segunda-feira a TV Band deve retornar ao ar, já a RBS TV queimou alguns componentes e depende vir de Santa Rosa ou Passo Fundo para fazer o conserto, então o técnico acredita que até quarta-feira esteja no ar ou até antes.
Os raios são detectados por radiofrequência, em uma distância de até 40 km do sensor, instalado no Santa Maria Tecnoparque. O projeto também conta com sistema de câmeras para registro visual das descargas elétricas e outros fenômenos que possam ocorrer. Na foto do site da Rádio Tupã podemos visualizar uma composição com os principais registros desta noite.
Além das descargas elétricas, o observatório também registrou rajadas de vento de até 55 Km/h e 45 milímetros de chuva acumulada até às 3 horas desta madrugada em Santa Maria.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..