Notícias

LocalSaúde

Tupanciretã acumula 62,3 mm de chuva e entra em alerta vermelho para tempestades

08/10/2026 03:10:00

Tupanciretã acumulou 62,3 milímetros de chuva até as 15h30 desta quinta-feira (8), mantendo o município sob forte instabilidade e com elevada umidade. As condições climáticas já provocaram mudanças na programação local, como o adiamento da rodada do Citadino de Futsal, que seria realizada no Ginásio Bonumazão.

A situação exige atenção para as próximas horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) atualizou os avisos para a Região Sul e colocou áreas do norte e noroeste do Rio Grande do Sul sob alerta vermelho, de grande perigo para tempestades, diante da previsão de condições severas entre sexta-feira (9) e sábado (10).

O aviso prevê possibilidade de chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros em 24 horas, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo. Entre os riscos associados estão danos em edificações, interrupção no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

Mais chuva prevista para sexta-feira

Além do volume já registrado, o monitoramento meteorológico aponta para a continuidade das chuvas. Para esta sexta-feira, a previsão utilizada no acompanhamento local indica mais 51,2 milímetros de precipitação em Tupanciretã.

O INMET também aponta que uma nova rodada de tempestades deve atingir a Região Sul a partir de sexta-feira, associada à atuação de áreas de baixa pressão e à formação de um ciclone extratropical na costa.

Em Tupanciretã, a quantidade de água acumulada também chama atenção devido à dificuldade de absorção em determinados pontos do município, o que pode favorecer o surgimento de alagamentos.

Rio Ivaí acima da normalidade

O monitoramento do CimaRS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, também acompanha a situação dos rios na região. Conforme os dados informados, o Rio Ivaí, na região da ponte da BR-158, apresenta nível acima da normalidade.

Diante da previsão de novos volumes de chuva, a orientação é para que a população permaneça atenta às condições das ruas, estradas e áreas próximas a cursos d'água, principalmente durante os períodos de maior instabilidade.

Defesa Civil

A população pode receber gratuitamente avisos e orientações da Defesa Civil por meio de mensagens de SMS.

Para realizar o cadastro, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199, informando o CEP da localidade.

A recomendação é acompanhar os alertas oficiais e evitar áreas de risco durante tempestades, especialmente em locais sujeitos a alagamentos, queda de árvores e interrupções no trânsito.


  • Popular carrega guarda-chuva



Buscar
Categorias
Arquivos