Uma das maiores feiras do agronegócio da América Latina, a Expodireto Cotrijal, terá representação da região central do Estado. A Expodireto se realiza de 10 a 14 de março, em Não-Me-Toque. Em cinco dias de feira, agroindústrias familiares de Jaguari, São João do Polêsine e Tupanciretã vão comercializar queijos, geleias, salames e copas em um dos lugares mais frequentados pelo público, o Pavilhão da Agricultura Familiar.
“A cada edição que passa, temos um aumento significativo nas vendas”, comemorou Andressa Fioresi, da agroindústria de embutidos Fioresi. “Para nós, participar da Expodireto é muito importante, porque nossa agroindústria é familiar, trabalhamos em família, desde a produção até a comercialização”, concluiu Andressa.
Participar da Expodireto é uma espécie de prêmio às agroindústrias familiares que trilham o caminho da legalidade. Para acessar o mercado aberto pelo evento, todas as agroindústrias devem estar vinculadas ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado no Estado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e executado pela Emater/RS-Ascar em parceria com as prefeituras gaúchas. Atualmente, o Peaf tem cadastradas aproximadamente quatro mil agroindústrias.
O diferencial das agroindústrias familiares é o potencial para estimular as cadeias curtas de comercialização, uma tendência global que favorece a relação de proximidade entre produtor e consumidor. Essa estratégia de comercialização mais curta e dinâmica agrada especialmente o consumidor preocupado com a origem e a forma como os alimentos são preparados. Por outro lado, a cadeia curta de comercialização também beneficia o produtor, pois diminui a margem custo-preço.
Fonte e foto:
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..