Notícias

LocalGeral

Tupanciretã inicia cronograma da vacinação contra Brucelose

08/06/2022 04:06:35

A brucelose é uma infecção altamente contagiosa, causada por bactérias que pertencem ao gênero Brucella. Entre as seis espécies do grupo, a que atinge diretamente os bovinos é classificada como Brucella abortus.

Essa zoonose pode causar sérios problemas não só para o gado mas também para pessoas que estejam em contato direto com animais infectados. Além disso, a doença pode ser transmitida para o homem através de ingestão de leite cru ou produtos derivados que não tenham passado por um processo específico de tratamento térmico e pelo consumo de carne crua que contenha restos de tecidos de animais infectados.

No gado leiteiro, de acordo com estudos, a brucelose bovina pode causar cerca de 25% de perda na produção de leite e 15% na produção de bezerros. Tudo isso acarreta um grande prejuízo financeiro, além de comprometer a credibilidade do produtor e do gado, podendo gerar outras penalidades e barreiras comerciais.

A Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio e Sustentabilidade Ambiental de Tupanciretã informa o cronograma da vacinação contra Brucelose:

Dia 08 de Junho – Assentamento Mãe de Deus – Pôr do Sol
Dia 10 de Junho – Assentamento Conquista da Esperança – Santa Rosa (Bolsão 4)
Dia 14 de Junho – Assentamento Santa Rosa (Bolsão 1,2,3)
Dia 15 de Junho – Assentamento Nossa Sra. Conceição – Nossa Sra. Fatima
Dia 21 de Junho - São Xavier
Dia 22 de Junho – Santa Luzia – Caneleira
Dia 23 de Junho – Assentamento Aliança – Cachoeira
Dia 24 de Junho – Lagoa Vermelha – São Bernardo
Dia 28 de Junho – Assentamento Nova Esperança – Várzea
Dia 29 de Junho – Assentamento Nossa Senhora Aparecida
Dia 30 de Junho – Espinilho Grande

A melhor forma de evitar a ocorrência da brucelose bovina é através da vacinação preventiva. Por se tratar de uma doença sem cura e altamente infecciosa, a proteção é medida obrigatória para os rebanhos, devendo ser comprovada por atestado expedido e assinado por um médico veterinário, além de um profissional com registro no Ministério da Agricultura (Mapa).

Foto e fonte: Canal Agro e Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tupanciretã


  • Brucelose



Buscar
Categorias
Arquivos