Notícias

LocalSaúde

Tupanciretã irá receber primeiras vacinas contra a gripe e estimativas de vacinação

26/03/2025 04:03:42

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), começou, nesta quarta-feira (26/3), a distribuição do primeiro lote de vacinas contra a gripe (influenza), com 356 mil doses. O início oficial da campanha está programado para o dia 7 de abril, mas os municípios podem dar início à vacinação assim que receberem as unidades.

Ao todo, o público-alvo da estratégia no Rio Grande do Sul é composto por mais de 5,3 milhões de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, selecionados pelo Ministério da Saúde por serem de maior risco de agravamento ou de maior exposição.

Uma das novidades a partir deste ano é a inclusão da vacina da gripe no Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos (a partir de 60 anos de idade), tornando permanente a proteção para esses públicos. Ou seja, a vacinação a esses públicos fica disponível ao longo do ano todo (a partir da chegada das doses).

A 4ª CRS com sede Santa Maria, inclui 33 municípios, sendo Tupanciretã incluída nesta ala e recebe 19.580 vacinas. O Estado aponta sobre a meta de vacinar 90% das gestantes, crianças e idosos. Para os demais grupos que serão vacinados na estratégia especial, não é estipulado uma meta, visto que o número de pessoas é um valor estimado.

Segundo os dados do Governo do Estado, Tupanciretã conta com 324 crianças de 6 meses a 2 anos, 1.165 crianças de 2 a 6 anos, 4.323 pessoas com mais de 60 anos, 162 gestantes e 27 puérperas, além de 8 indígenas vivendo fora da terra indígena.

São 451 trabalhadores de saúde e 1.495 pessoas com deficiência permanente, além de 1.636 pessoas com comorbidades e 397 professores.

Apesar da vacina passar a ficar disponível durante todo o ano nas unidades de saúde, a recomendação é que a população alvo busque se vacinar quanto antes, preferencialmente antes do inverno, época de maior transmissibilidade de vírus respiratórios.

Fonte: Ascom SES


  • Posto de saúde Marcial Terra ESF1



Buscar
Categorias
Arquivos