O Rio Grande do Sul registrou, em 2024, a menor taxa de homicídios da série histórica, com índice de 15,2 mortes a cada 100 mil habitantes, conforme dados divulgados pelo Atlas da Violência, publicado na terça-feira (26).
O levantamento, elaborado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponta que o Estado possui atualmente a quinta menor taxa de homicídios do Brasil.
Segundo o estudo, em 2014, quando o Atlas foi publicado pela primeira vez, o Rio Grande do Sul registrava taxa de 24,7 homicídios por 100 mil habitantes, número 38,5% superior ao registrado em 2024.
Tupanciretã apresenta redução em indicadores criminais
A reportagem buscou os dados mais recentes de Tupanciretã junto aos Indicadores Criminais do Rio Grande do Sul.
Conforme os números referentes ao mês de abril, divulgados em maio, o município registrou:
11 casos de furto;
13 ocorrências de estelionato.
Na comparação com o mesmo período de 2025, os índices seguem em queda. No ano anterior, haviam sido registrados:
13 furtos;
1 roubo;
15 casos de estelionato;
2 delitos relacionados a armas e munições.
Quando comparado a 2024, a redução é ainda mais significativa. Naquele ano, somente os casos de furto chegaram a 28 registros no mesmo período.
Operação “Do Pó ao Pó” resulta em 16 prisões
Nesta sexta-feira, a Polícia Civil ganhou destaque regional ao deflagrar a Operação “Do Pó ao Pó”, voltada ao combate ao tráfico de drogas.
Novas informações foram confirmadas pelo delegado regional Sandro Meinerz, apontando um total de 16 presos durante a ação.
Segundo os dados divulgados:
13 prisões ocorreram em Júlio de Castilhos;
também foram cumpridos mandados de prisão preventiva em Tupanciretã.
No município, um casal foi preso, sendo um homem de 60 anos e uma mulher de 32 anos.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.