Notícias

LocalCultura

Tupanciretã promoveu ato simbólico ao início da Semana da Pátria

01/09/2022 09:09:33

Na quinta-feira, 1º de setembro, iniciou em Tupanciretã, assim como em todo o país, o ato simbólico ao início da Semana da Pátria. O fogo simbólico, teve sua partida em frente a Igreja Matriz, quando os atletas Franciele Abreu, Pâmela Franco Fernandes, Marina Abreu, Marcos Borsa Dos Santos e Ulisse Padilha trafegaram pela Av. Vaz Ferreira, em direção a Praça Central.

Antes do início da cerimônia, a reportagem da Rádio Tupã já estava no local, e conversou com a Secretária de Educação, Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Rosani Taschetto Didoné, informando a comunidade a respeito de outro evento, marcado para o próximo fim de semana, o Encontro de Bandas:

"Ele vai ocorrer agora no dia 4, no domingo, às 16 horas, aqui na nossa Avenida Vaz Ferreira. Caso estiver chovendo, nós não vamos perder esse trabalho realizado pelas escolas, pelos alunos, e nós vamos fazer então lá no nosso Ginásio Municipal, para que a comunidade prestigie, incentive esse momento que a gente vê que é único." (Rosani 1)

Logo após, inicia-se a cerimônia, e em nome do Poder Legislativo e do presidente, Carlos Augusto, o vereador Bladimir Pereira Santos, fala para o público presente:

"Hoje, abertura da semana da pátria, que tenho orgulho de dizer: minha Pátria. A qual este ano, comemoramos o Bicentenário da Independência do Brasil, evento patriótico, histórico, que inicia hoje, e se estenderá até o dia 7 de Setembro. Verás que o filho teu não foge à luta, e não fugiremos. Temos a grandiosidade de vivermos em paz, e harmonia a nossa amada Terra abençoada por Deus, porque vejo aqui, seriedade e compromisso de todos com o bem comum da população." (Bladimir 1)

Rosani Taschetto Didoné, de maneira oficial, fala ao microfone, sobre a importância da educação, neste papel de independência:

"E a escola, formando pensadores nesse processo ao longo desses anos, onde indivíduos que fazem existir das mais diversas formas e representatividade nacional, onde o professor é o agente nessa jornada, há mais de anos, a educação tinha como objetivo primeiro, catequizar a alma do nativo, aliada a fé cristã, ao exemplo mais nobre da vida, e posteriormente ensinar o domínio da escrita e da leitura. E nesta reflexão, a ação educativa se faz presente, para legitimar e garantir uma sociedade norteada com valores de civismo e cidadania." (Rosani 2)

Após as falas no púlpito, e o ato de acender o fogo simbólico, se deu por encerrada a cerimônia. Márcio Teixeira Dias, vice-Prefeito, comentou a respeito deste dia:

"É uma satisfação, orgulho para nós estarmos dando essa abertura oficial da semana da pátria, no momento que é tão necessário a valorização da família, valorização do patriotismo, valorização do respeito uns com os outros, e hoje aqui se demonstrou esse apoio das crianças, das escolas que lotaram a praça aqui, neste momento, trazendo este comportamento. Muito se fala que as crianças na escola, os professores são responsáveis para dar a condução para que tenha um futuro melhor para os nossos filhos. Na verdade, é um complemento que é necessário, nós termos as nossas crianças com aprendizado dentro da família. Os pais, as famílias precisam se dedicar mais, cuidar mais dos seus filhos, acompanhá-los mais." (Márcio 1)

A transmissão deste evento, o qual faz parte da celebração do Bicentenário da Independência do Brasil, está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • evento independencia



Buscar
Categorias
Arquivos