Notícias

LocalCulturaEducação

Tupanciretã recebe Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural neste sábado

21/11/2025 10:11:41

No próximo sábado, 22 de novembro, a população da área rural de Tupanciretã poderá acessar diversos serviços gratuitos no Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, promovido pelo Incra/RS e pela Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário no RS (SFDA/RS). O atendimento será realizado na Emater, localizada na Av. Serafim Bravo, 1000, no bairro Juliana, das 9h às 17h.

A iniciativa integra o Programa Nacional de Cidadania e Bem Viver para Mulheres Rurais, com foco especial nas assentadas e suas filhas, mas aberta a toda a comunidade rural.

“Ir ao encontro das demandas”

Conforme explicou Nelson Grasselli, a ação busca aproximar o atendimento das famílias do campo:

“Já realizamos seis mutirões no estado e agora chegamos a Tupanciretã. A ideia é ir ao encontro dos assentados e demais pessoas que têm demandas de documentação. O espaço da Emater será utilizado por ter boa estrutura e sinal, permitindo emitir documentos e encaminhar regularizações de famílias que ainda precisam concluir seus processos.” (Nelson 1)

O mutirão contará com apoio do IGP/RS, Receita Federal (de forma remota), Emater/Ascar-RS, INSS, entre outras instituições envolvidas.

Ações de apoio ao produtor rural

Durante a agenda no município, o deputado federal Dionilso Mateus Marcon também destacou medidas atuais voltadas aos agricultores:

O governo vai pagar a diferença entre o preço atual e o preço mínimo do trigo para quem optar por levar o produto para fora do Estado, além do frete para cooperativas e cerealistas. São iniciativas para ajudar o agricultor.
No setor leiteiro, o governo vai comprar leite em pó para retirar do mercado e elevar o valor pago ao produtor.” (Dionilso 1)

Segundo ele, essas ações integram um pacote de medidas federais que também inclui investimentos em habitação, saúde e educação.

Documentos necessários
Para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN):

CPF;

Certidão original conforme o estado civil:

solteiros: certidão de nascimento;

casados/viúvos: certidão de casamento;

separados/divorciados: certidão de casamento com averbação;

Documentos adicionais que podem ser incluídos: nome social, PIS/PASEP, CPF, CTPS, CNH, certificado militar, título de eleitor, documento profissional e Cartão SUS (mediante apresentação do original);

Para incluir informações de saúde, tipo sanguíneo e RH: apresentar exames laboratoriais e atestados médicos com CID e CRM.

Para emissão do CAF (Cadastro Nacional do Agricultor Familiar):

Identidade e CPF de todos da família;

Comprovante de residência;

Documento da terra (própria, posse, comodato, arrendamento ou assentamento);

Notas dos últimos 12 meses do talão de produtor rural;

Documentos que comprovem renda não agropecuária, se houver.

Fonte: Governo Federal


  • Foto IncraRS



Buscar
Categorias
Arquivos