A representante dos contabilistas de Tupanciretã, Elisiane Araújo Lopes, e o contabilista Jairo da Silva Barbosa participaram da programação da Rádio Tupã para divulgar a realização de uma palestra sobre a Reforma Tributária, promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC/RS).
O encontro integra a Jornada da Reforma Tributária, iniciativa que percorre diversas cidades gaúchas levando informações e esclarecimentos sobre as mudanças no sistema tributário brasileiro. Tupanciretã está entre os municípios contemplados nesta edição. Elisiane comenta:
"Esse evento faz parte da Jornada da Reforma Tributária, promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul. Tupanciretã foi contemplada para integrar o roteiro de palestras que está sendo realizado em diversas cidades do Estado.
A programação acontecerá no dia 20 de julho, às 15 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.
A palestrante será Caroline Karsten, profissional com amplo conhecimento na área tributária, que irá compartilhar informações importantes sobre as mudanças trazidas pela Reforma Tributária e os impactos que elas terão para diferentes segmentos da economia.
Entre os assuntos que serão abordados estão a Reforma Tributária aplicada ao agronegócio, os benefícios e regimes especiais destinados às cooperativas, a tributação sobre aluguéis e arrendamentos, além de diversos outros temas relacionados às alterações na legislação tributária.
Nosso objetivo é esclarecer dúvidas e apresentar os principais impactos da reforma, considerando que essas mudanças atingem diretamente produtores rurais, cooperativas, empresas, profissionais da contabilidade e toda a sociedade.
Gostaríamos de convidar todos os contabilistas, empresários, produtores rurais, estudantes e demais interessados para participarem desse importante momento de atualização e troca de conhecimento." (Elisiane 1)
Entenda a Reforma Tributária
A proposta da Reforma Tributária surgiu com o objetivo de simplificar o sistema de tributação brasileiro. Apesar desse propósito, trata-se de uma mudança ampla e complexa, que exigirá um período de adaptação por parte das empresas, produtores rurais, cooperativas e profissionais da área contábil.
Jairo comenta:
"A proposta da Reforma Tributária surgiu com o objetivo de simplificar o sistema tributário brasileiro. No entanto, na prática, trata-se de um tema bastante complexo, que envolve inúmeras mudanças e exige um período de adaptação por parte das empresas, produtores rurais e profissionais da área contábil.
A reforma tem como base a Emenda Constitucional nº 132, de 2023, regulamentada pela Lei Complementar nº 214, de 2025, e já recebeu novas alterações por meio da Lei Complementar nº 27, de 2026, demonstrando que o processo de implementação ainda está em evolução.
Uma das principais novidades é a criação do chamado modelo dual do IVA (Imposto sobre Valor Agregado), que unifica tributos federais, estaduais e municipais em um novo sistema de tributação.
Nesse modelo, o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) substituirá o ICMS, de competência estadual, e o ISS, de competência municipal.
Já a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) substituirá o PIS, a Cofins e, futuramente, também o IPI, concentrando a tributação federal sobre o consumo.
A implantação da reforma ocorrerá de forma gradual. O processo de transição começou em 2026, com a preparação e adaptação dos sistemas. A implementação efetiva terá início em 2027 e seguirá de maneira escalonada até 2033, quando o novo modelo tributário deverá estar totalmente implantado no país.
Por isso, entendemos que esse é um tema que interessa não apenas aos profissionais da contabilidade, mas também aos empresários, produtores rurais, cooperativas e à população em geral. Quanto mais cedo todos compreenderem essas mudanças, mais preparada estará a sociedade para a nova realidade tributária brasileira." (Jairo 1)
A participação na palestra é voltada a contabilistas, empresários, produtores rurais, cooperativas, estudantes e demais interessados em compreender os impactos da Reforma Tributária e se preparar para as mudanças previstas na legislação.
Serviço
Evento: Jornada da Reforma Tributária – CRC/RS
Data: 20 de julho de 2026
Horário: 15h
Local: Câmara Municipal de Vereadores de Tupanciretã
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.