Notícias

LocalSaúdeEducação

Tupanciretã reforça importância do Dia Mundial de Conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa

15/06/2023 10:06:14

Representando a comunidade de pessoas idosas tupanciretanenses, Carla Chelotti Ceolin, Coordenadora e Psicóloga do CREAS, Natana Moreira, Coordenadora do CRAS e Regina Andreatta, Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, concederam entrevista à Rádio Tupã.

A Presidente do Conselho, Regina, esteve recentemente em Porto Alegre, participando de um seminário sobre a data, colhendo aprendizados para seguir o trabalho de amparo a pessoa idosa, e ela inicia o programa compartilhando um pouco do seu conhecimento:

"Esse seminário assim, foi um momento fantástico, porque a gente contou com a presença do Dr. Alexandre Calache com a palestra Rio Grande do Sul face à revolução da longevidade. Ele foi assim, perfeito em suas colocações, e nos tocou bastante, nos sensibilizou o quanto nós somos importantes para promover essa longevidade para que essa pessoa venha a envelhecer com qualidade de vida, buscando acima de tudo o bem-estar quanto a saúde, a convivência social, enfim, todos aqueles aspectos assim que levam a pessoa a envelhecer com saúde sendo feliz em companhia das pessoas que ele quer bem". (Regina 1)

Carla Chelotti relata os grandes desafios da Secretaria, para atender as denúncias da população, referente ao atendimento dos idosos:

"Porque o nosso trabalho é olhar para esse idoso, mas também é poder entender com a família, como tá sendo esses cuidados com esse idoso, e um dos grandes desafios que a gente tem, muitas vezes, é a dificuldade tanto financeira, muitas vezes, ou afetiva, de dar o suporte para o idoso quando ele precisa ou para uma questão de saúde, ou para uma limitação do idoso, e aí precisa do suporte do familiar, nos cuidados desse idoso, o quanto muitas vezes a gente precisa conversar com esses familiares e sensibilizar a importância de cuidar do seu idoso. Então isso é uma das grandes demandas que a gente tem". (Carla 1)

Hoje, o CREAS é a entidade responsável pelo atendimento ao idoso, e recebe maior demanda sobre agressões psicológicas e de patrimonio contra a pessoa idosa. Natana Moreira relata a importância das ações da secretaria, promovendo grupos de atividades acompanhados por uma psicóloga:

"E lá naqueles grupos, através do fortalecimento de vínculos, a gente promove então o enfrentamento a violência, o processo de envelhecimento, tudo isso, voltado como, por exemplo, o projeto Reviver que nós temos em parceria com Conselho do Idoso que é um projeto em que a gente tem três grupos com 60 idosos com atividades físicas durante a semana, onde eles promovem a qualidade de vida por atividades físicas, e o acompanhamento da psicóloga com ações voltadas ao envelhecimento saudável. A partir disso, a gente identifica as vulnerabilidades do grupo dos envolvidos, as potencialidades e possíveis encaminhamentos que sejam pertinentes, e acompanhamento da família. Então temos esse aberto a toda a comunidade e com um olhar mais sensível ao processo de envelhecimento". (Natana 1)

A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã.


  • Idosos



Buscar
Categorias
Arquivos