O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou o registro de 62 milímetros de chuva entre domingo e esta segunda-feira em Tupanciretã. Em dois momentos de precipitação intensa, foram contabilizados 22 milímetros em apenas uma hora, evidenciando pancadas de forte intensidade.
O município segue sob alerta laranja, válido até terça-feira, com previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos entre 60 e 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.
Na região, o INMET registrou 89,8 milímetros em Cruz Alta, indicando volumes ainda mais expressivos em cidades próximas.
Volumes variam na região
A reportagem da Rádio Progresso recebeu diversas informações de ouvintes sobre os acumulados registrados em diferentes localidades, demonstrando variação significativa nos volumes de chuva.
Pejuçara: 40 mm
Linha 10 Norte (Ijuí): 60 mm
Itaí: 5 mm
Valinhos (interior de Catuípe): 40 mm
Linha 25 Norte (Ajuricaba): 60 mm
Linha Seca (Ajuricaba): 95 mm
Cidade de Ajuricaba: entre 12 e 14 mm
Linha 8 (Coronel Barros): 30 mm
Augusto Pestana: 32 mm
Vila Mauá: 54 mm
Boa Vista do Cadeado: 40 mm
Outros ouvintes relataram pouco ou nenhum volume de precipitação. É o caso de Capão do Cipó, onde foi registrado baixo índice, embora o quantitativo não tenha sido informado. Também houve relatos de que Santiago não registrou instabilidade, mesma situação da localidade de Coimbra, no interior de São Miguel das Missões.
Alívio para as lavouras
Apesar de a chuva não ter sido uniforme em toda a região, os volumes registrados contribuem para amenizar o estresse hídrico das lavouras. Produtores rurais seguem atentos às previsões meteorológicas para os próximos dias, especialmente diante da manutenção do alerta laranja.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.