O avanço de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul favoreceu a formação de tempestades isoladas, com chuva forte a pontualmente intensa, granizo e rajadas de vento que podem ter ultrapassado os 90 km/h entre o sábado (27) e o domingo (28).
Após a passagem da instabilidade, Tupanciretã acumulou 17 milímetros de chuva entre sábado e as 15h desta segunda-feira (29). De acordo com a Defesa Civil local, não houve acionamentos em razão do evento climático. A base do instituto no município também não registrou oficialmente o acumulado do sábado, apesar de a chuva ter sido intensa e acompanhada por rajadas de vento.
Estragos no interior de Pinhal Grande
Na região, as fortes chuvas dos últimos dias causaram estragos e transtornos em diversas estradas vicinais do interior de Pinhal Grande. Algumas localidades foram mais atingidas do que outras, mas várias registraram danos significativos em estradas e tubulações, com bueiros que não suportaram o grande volume de água e não tiveram vazão suficiente.
Entre os principais pontos atingidos estão:
Coxilhão dos Taquarianos
Acesso ao Coxilhão dos Taquarianos
Estrada de acesso à localidade do Sabugueiro
Linha Somavilla
Gringuinha
Mãe Rainha
Estrada de acesso à Mãe Rainha
Linha Mariana
Linha das Canoas
Em alguns trechos, os prejuízos foram mais severos, enquanto em outros os danos ocorreram de forma pontual.
Desde a manhã desta segunda-feira, 29 de dezembro, equipes da Prefeitura atuam na desobstrução das vias, garantindo condições mínimas de trafegabilidade. Os principais problemas registrados foram acúmulo de pedras e entulhos nas estradas, além de bueiros com cabeceiras rompidas ou deslocadas, que estão sendo recuperados conforme as condições climáticas permitem.
Júlio de Castilhos orienta moradores do interior
A Secretaria Municipal de Obras de Júlio de Castilhos informou que, em razão dos dias consecutivos de chuva, moradores do interior que necessitarem solicitar reparos emergenciais nas estradas, especialmente em pontos obstruídos ou com danos severos que dificultem o tráfego de veículos, podem entrar em contato diretamente com o secretário Fernando Soares, pelo telefone (55) 99927-9170.
Ventos fortes causam danos em Jóia
Já no município de Jóia, a chuva registrada no fim da tarde de domingo (28) causou danos em uma propriedade rural na localidade de São João Mirim. A proprietária Ivanete dos Santos Pinto relatou que uma espécie de tornado teria atingido o Sítio Coxilha da Onça por volta das 18 horas.
Segundo o relato, o fenômeno foi antecedido por um barulho semelhante ao de uma “turbina de avião” e, após a passagem do vento, foi possível constatar danos em pelo menos 12 árvores.
Apesar da intensidade do fenômeno, a residência da família e propriedades vizinhas não foram atingidas, e ninguém ficou ferido. Conforme informou o prefeito Dionei Lewandowski, em cerca de meia hora choveu aproximadamente 60 milímetros na localidade. Árvores que caíram sobre a estrada foram removidas ainda durante a noite, garantindo a liberação do acesso.
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí, PMJC e PMPG
Foto: Adriano Souza
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.