Os indicadores de criminalidade do Rio Grande do Sul referentes ao mês de agosto de 2026 foram divulgados nesta segunda-feira. No Estado, foram registrados 106 casos de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), entre eles 77 homicídios dolosos, três latrocínios e nove feminicídios.
Nos crimes patrimoniais, o levantamento aponta 691 ocorrências de roubo a pedestre e 119 roubos de veículos. Também foram contabilizados 263 casos de abigeato no Rio Grande do Sul.
Em Tupanciretã, os números de agosto de 2026 apresentam redução em comparação com o mesmo período do ano passado.
No mês passado, o município não registrou homicídios dolosos, latrocínios ou roubos. Foram contabilizados 8 furtos, um furto de veículo, 6 estelionatos, um delito relacionado a armas e munições, uma ocorrência de posse de entorpecentes e quatro registros de tráfico de entorpecentes.
Em agosto de 2025, o município havia registrado um homicídio doloso, 16 furtos, dois furtos de veículos, um roubo e 12 estelionatos. Também foram registrados dois delitos relacionados a armas e munições, duas ocorrências de posse de entorpecentes e uma de tráfico.
Comparativo
Indicador Agosto/2025 - Agosto/2026
Homicídio doloso 1 - 0
Vítimas de homicídio doloso 1 - 0
Latrocínio 0 - 0
Furtos 16 - 8
Abigeato 0 - 0
Furto de veículo 2 - 1
Roubos 1 - 0
Roubo de veículo 0 - 0
Estelionato 12 - 6
Delitos relacionados a armas e munições 2 - 1
Entorpecentes – posse 2 - 1
Entorpecentes – tráfico 1 - 4
Total de vítimas de CVLI 1 - 0
Entre os principais indicadores, os furtos caíram de 16 para 8 ocorrências, uma redução de 50%. Os registros de estelionato passaram de 12 para 6, também uma redução de 50%. O furto de veículos caiu de dois para um caso, enquanto os registros de roubo passaram de um para nenhum.
O município também não registrou vítimas de homicídio doloso ou de outros crimes violentos letais e intencionais em agosto de 2026, enquanto no mesmo mês de 2025 houve uma vítima de homicídio doloso.
Por outro lado, os registros de tráfico de entorpecentes aumentaram, passando de uma ocorrência em agosto de 2025 para quatro em agosto deste ano.
Os dados integram o levantamento oficial dos indicadores de criminalidade do Rio Grande do Sul e permitem a comparação entre os períodos.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.