Notícias

LocalCulturaEsporte

Tupanciretã sedia provas de ciclismo no final de semana, e o 3º Domingo no Parque

27/09/2023 09:09:53

Na manhã desta quarta-feira, dia 27, Eduardo Pirotti, Presidente da gestão 2022/23 do Rotary Mãe de Deus, Rosani Taschetto Didoné, Secretaria Municipal de Educação, Rodrigo Peil, Membro dos Ciclistas de Tupanciretã e Julieta Dal Castel Lopes, Presidente do STRTJ para falar sobre as provas de ciclismo, a ocorrer nos dias 30 de setembro e dia 1º de outubro na Terra da Mãe de Deus, e também sobre a 3ª edição do Domingo no Parque.

Julieta inicia a entrevista, falando para a comunidade sobre o 3º Domingo na Parque, destacando o motivo por trás da realização do evento:

"Que é uma atividade que juntamente com a diretoria e outros membros da comunidade, a gente pensou nessa abertura do Domingo no Parque para a comunidade, um parque como já me disseram, um Coração de Ouro de Tupanciretã, com aquele local maravilhoso e a comunidade não estava usufruindo porque a gente tinha como forma a ExpoTupã, e neste momento, a ExpoTupã ficou inviável, então a gente achou uma forma de congregar as atividades esportivas, sociais, culturais, e mostrar o nosso potencial na agroindústria que hoje nós temos uma agroindústria muito forte, nas duas edições anteriores, todos ficaram muito satisfeitos porque a comunidade participou e prestigiou e comprou seus produtos, um produto local com uma qualidade garantida, e para nós como Sindicato Rural é um prazer ficar se preparando para receber a comunidade". (Julieta 1)

Após falar sobre o motivo pela realização deste evento, Julieta faz um convite a comunidade Tupanciretanense para comparecerem.

Na sequência da entrevista, Eduardo Pirotti, inicia falando sobre as provas de ciclismo, especificando a prova de domingo, que será realizado o 4º desafio de Mountain Bike. O evento iniciará as 09:00 da manhã e é previsto para terminar as 11:00, como destaca:

"A gente esse ano vai fazer no Mountain Bike alguma coisa diferente, vai ser nas estradas, tá, vai ser na estrada, já pedindo então um cuidado especial aí para os motoristas, são duas provas. Tem a prova de Mountain Bike que é no domingo, das 9:00 da manhã às 11:00 que vai sair na estrada de Tupã para Júlio de Castilhos até o Passo das tropas, e ele vai sair na Caneleira, vai fazer uma volta lá pela Caneleira e vai voltar pela estrada principal do Jari, então peço a colaboração dos motoristas que é só um dia no ano, é só das 9 às 11 horas da manhã, e a gente vai passar dentro da cidade também, mas aí vai ser controlada pela Brigada Militar e pela Guarda Municipal, e depois então, a gente larga aquele bandão para correr". (Eduardo 1)

A prova do dia 30, será a 5ª etapa do Campeonato Noroeste de Ciclismo de Estrada de Tupanciretã, que contará com a largada na Praça Coronel Lima, às 14 horas, sendo o percurso com 20 km.

Rodrigo Peil, membro dos ciclistas de Tupanciretã, conta como foi incentivado para começar a pedalar, convidando também, a comunidade a assistir o evento. Além disso, ele informa a comunidade com interesse em pedalar, mas não tem a mesma intensidade dos atletas, busque participar da categoria de passeio:

"É, sobre a prova, tu perguntaste sobre a inscrição, se poderia participar também, mesmo não tendo treinamento e o costume de pedalar com alta intensidade. A gente tem um trajeto de ciclo turismo que seria um trajeto de contemplação, e de experiência no ciclismo, sem competir. Infelizmente a gente não consegue despertar na comunidade uma certa procura para participar desta modalidade, também consequência das outras edições que tiveram um mau tempo, chuva, e isso dificultou a adesão das pessoas, mas é uma forma daquela pessoa que não tem o costume de pedalar, que experimente e possa fazer um trajeto reduzido, sem competir sobre a prova". (Rodrigo 1)

Antes de finalizar a entrevista, Rosani Taschetto Didoné, disserta um pouco mais sobre as provas do ciclismo e sobre o domingo do parque, citando a importância da realização de eventos esportivos com diversidade:

"E pedir que a comunidade, principalmente os carros, que eles cuidem, que andem mais devagar nesses dois dias, no sábado à tarde e domingo pela manhã, para que essas provas aconteçam e que permaneçam acontecendo no nosso município, porque essa é a primeira de ciclismo de estrada, eu digo que essa que é uma prova de velocidade, e essa aqui é uma prova de obstáculos, de lazer, de apreciar a natureza, mas também a resistência, assim, não dá para ser uma Rosane que não pratica e ir lá, dessa vez nós não podemos participar, mas agradecer muito a participação do pessoal, tanto do Rotary, quanto do Rodrigo, dessa equipe, desse ciclismo que está nos assessorando, nos auxiliando, a gente sempre conta com auxílio dessas entidades e das pessoas, enfim, para que possa ocorrer mais provas no nosso município". (Rosani 1)

A entrevista completa está disponível nas plataformas digitais da Rádio Tupã. A inscrição para as provas, podem ser realizadas, clicando AQUI para o sábado, e AQUI para o domingo.


  • MTB 1



Buscar
Categorias
Arquivos