Notícias

LocalSaúdeEducação

Tupanciretanense receberá Moção de Reconhecimento e Agradecimento do município de Sobradinho por ato de caridade nas enchentes

19/06/2024 02:06:46

Durante às enchentes devastadoras do Rio Grande do Sul, muitas cidades sofreram materialmente e humanamente. O lado positivo foi a união, promovida por diversas frentes para tentar auxiliar os mais afetados da melhor maneira possível.

Aos poucos, inúmeras pessoas estão sendo reconhecidas pelos seus atos de caridade e compaixão com o próximo, e o tupanciretanense Dautti Pereira foi reconhecido através dos vereadores de Sobradinho. Em contato com a reportagem, Dautti comenta sobre o início do seu desafio, pois o voluntário estava visitando o município para trabalhar, e acabou observando uma realidade de intensa comoção:

"É, eu cheguei aqui no município em uma noite após a enchente, no dia 30 de abril, a enchente foi dia 29 à noite, e dia 30 à tarde. No primeiro momento eu cheguei na madrugada, só instalei o meu equipamento do gerador aqui e não tinha visto nada que tinha acontecido por causa da noite e era um breu o bairro aqui. No outro dia de manhã que eu vi a realidade, e coisa. Nos primeiros dias eu não desci para o bairro, eu fiquei numa casa de apoio mais para cima, onde não foi atingida da chuva e logo após os três primeiros dias de acontecimento eu desci para dentro do bairro e comecei a ver a realidade e ver o desespero das pessoas, e vendo tudo isso, me deu a ideia de fazer esse vídeo. Eu nunca esperava ter toda essa repercussão, a única coisa que eu poderia fazer no momento era pedir, e para quem que eu fui pedir: eu fui pedir ao nosso município que graças a Deus me apoiou, fez o meu vídeo viralizar, e conseguir fazer toda essa ajuda para esse pessoal aqui". (Dautti 1)

Dautti gravou um vídeo em suas redes sociais, a partir do bairro da Baixada, em Sobradinho, e a comunidade tupanciretanense começou a compartilhar. Logo, a Defesa Civil de Tupanciretã visualizou e entrou em contato:

"Eu no momento que vimos que o vídeo começou a repercutir e logo após uma hora no máximo que o vídeo tava na rede, o pessoal da Defesa Civil de Tupanciretã entrou em contato comigo, dizendo que viria ao município para uma reunião e vendo o vídeo eles nos chamaram para dizer que iriam nos mandar o primeiro caminhão de donativos. Aí vendo que ia começar a chegar donativos para o bairro Baixada, para o município, nós montamos uma equipe de colaboradores aqui, de voluntários, e montamos um ponto de coleta onde foi que nós começamos a receber e o município aqui, o bairro Baixada me abraçou que nem um filho deles, hoje graças a Deus eu continuo aqui, não pelo reconhecimento, porque a gente faz as coisas não para ser reconhecido, mas sim para ajudar, e graças a Deus eu tô sendo muito bem acolhido, estou alojado na casa de um dos moradores que perdeu a casa deles e conseguiu alugar uma mais perto aqui aonde é a casa, nós estamos reconstruindo hoje, e graças a Deus temos essa amizade aqui, o pessoal daqui é muito acolhedor, eu continuo aqui nessa batalha que eu digo, trabalhando, prestando serviço, e ajudando como eu posso esse pessoal" (Dautti 2)

Na noite de terça-feira (18) em sessão legislativa, a vereadora Daniela Zanella Karnopp (PP) teve aprovada uma Moção de Reconhecimento e Agradecimento, de sua autoria, ao Dautti Pereira, natural de Tupanciretã. Esta iniciativa, parte dos moradores do bairro, pois entraram em contato com a vereadora, pedindo o reconhecimento pelo carinho do tupanciretanense com a população. A nota desta aprovação diz o seguinte: "foi para a cidade de Sobradinho na madrugada de 30 de abril deste ano, pois seu trabalho junto à empresa de geradores havia sido solicitado pela Corsan para gerar energia no poço artesiano da Baixada. Vendo a situação de moradores assolados pela enchente, tentou auxiliar e acabou fazendo amizades, mobilizando arrecadação de donativos de sua cidade para auxiliar a comunidade sobradinhense, tornando-se um amigo do Bairro Baixada". Dautti completa:

"Não posso também deixar de citar o Rotary Club Mãe de Deus que também foi um dos nossos apoiadores que nos mandou bastantes donativos, duas caminhonetes cheias de cesta básica e colchões e brinquedos, e muito mais coisas, a pessoa do Ruan Mayer que é um dos meus parceiros na estação que fez a parte de recolhimento de donativos aí no município junto com outras pessoas como a Amanda Bittencourt com outras pessoas aí que também me ajudaram. Esse reconhecimento não é só para mim, é o meu nome que aparece ali, mas tem várias pessoas de bom coração também que estão por trás disso. Como eu sempre digo, uma andorinha sozinha não faz verão, e graças a todas as pessoas aí o apoio que eu tive de todos os moradores aqui do bairro nós conseguimos ter esse êxito nessa ação" (Dautti 3)

Dautti também agradece a Anatielle Pereira Barroso, sua irmã, por montar um ponto de coleta no Hospital de Caridade Brasilina Terra. O tupanciretanense ainda relata que mesmo com suas casas atingidas, formou a equipe de voluntários com moradores locais, envolvendo também crianças. 


  • Dautti 5
  • Dautti 4
  • Dautti 3
  • Dautti 2
  • Dautti 1



Buscar
Categorias
Arquivos