Um ônibus com 50 pessoas de Tupanciretã, além de outros produtores por meios próprios, se deslocaram até Porto Alegre, para apoiar o movimento SOS AGRO RS.
Os produtores, ligados às diversas cadeias produtivas, lutam por reivindicações rápidas para poderem seguir produzindo, com custos reduzidos devido ao enfrentamento das recentes secas e inundações. Segundo informação de um dos organizadores do evento, são mais de 3 mil pessoas no local do evento, com programação iniciada pela manhã de quinta, se estendendo durante o dia.
A redação da Rádio Tupã recebeu imagens de Julieta Dal Castel Lopes, presidente do Sindicato Rural de Tupanciretã, e do Gerente da Agropan, Juarez Bay do Nascimento, além de acompanhar durante a manhã, entrevista de Graziela de Camargo, coordenadora desta ação, concedida a Rede Gaúcha Sat:
"As reivindicações são as mesmas, a gente precisa de um prazo para prorrogar o endividamento do Produtor, um prazo de 15 anos com dois anos de carência, 3% de juro, precisamos também dar anistia aquelas famílias que perderam tudo, como as pessoas do Vale do Taquari, uma ajuda de custo de um salário mínimo para eles por seis meses, e precisa se criar uma linha de crédito reconstrução para todas essas pessoas que perderam poderem voltar para atividades. O movimento resolveu mostrar força com os tratores aqui em Porto Alegre, nós também queremos alertar as pessoas de Porto Alegre e sim, se não tiver uma solução rápida e eficaz para que o produtor possa voltar para o campo, a cidade realmente vai sofrer as consequências com a falta de alimento. Então nós estamos aqui em solidariedade as pessoas da grande Porto Alegre que perderam muito, também o pessoal de Canoas também perdeu assim como nós para um alerta para que eles nos apoiem, para que essas pessoas tenham solidariedade com o produtor rural que até o momento não recebeu nada pelo Governo Federal". (Graziela 1)
Produtores de Tupanciretã estão mantendo seus maquinários na avenida Rio Branco, caso for necessário intervir novamente com ações pela busca das reivindicações. O Governador do Estado, Eduardo Leite, se fez presente no evento da capital.
Este site informa: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa política de privacidade..